TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab De Engenharia Ambiental

Monografias: Trab De Engenharia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

1-

O desenvolvimento econômico e a preservação ambiental deveriam ser interligados desde o início do crescimento, porém, como temos visto, não é o que acontece. Todos nós sabemos que para haver desenvolvimento econômico, têm que haver a exploração de recursos ambientais, matérias-primas, ou seja, tem que haver a exploração do meio ambiente. Contudo, esses recursos não são infinitos, e, por conseguinte há a necessidade de utilizá-los de forma que não afete brutalmente o meio ambiente.

Logo, temos que encontrar o ponto de equilíbrio entre a produção e a preservação do meio ambiente. Entretanto, um dos problemas é que o alicerce da produção econômica está apoiado na transformação dos recursos naturais em bens, e é necessário que essa utilização seja de modo racional.

O conflito que existe entre desenvolvimento econômico e a preservação ambiental é que os dois estão interligados e separados ao mesmo tempo, isto é, quanto maior a produção, menor será a preservação, pois haverá maior utilização dos recursos.

Porém, não podemos deixar de explorar o meio ambiente, pois isso é fundamental para o crescimento econômico, e ficamos nesse embate, e as soluções, somente para minimizar, estão ligadas à educação ambiental e ao investimento tecnológico, ou seja, procurar maneiras de suprir nossas necessidades sem afetar o equilíbrio ecológico. Porque se nós não nos importarmos com a preservação ambiental, de que valerá o crescimento econômico num mundo que não pode viver sem o meio ambiente.

Com isso, podemos concluir que deve haver um planejamento sustentável, ou seja, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental devem caminhar de mãos dadas, e esse conflito pode ser amenizado.

2-

O aquecimento global é um processo de mudanças climáticas que são decorrentes do aumento da concentração de gases, que por sua vez, provocam o chamado efeito estufa. Estas mudanças climáticas são o aumento da temperatura do ar, e dos oceanos, que resulta no aumento do nível do mar, derretimento das calotas polares, mudanças no regime de chuvas causando enchentes e secas.

A emissão de gases que provoca o efeito estufa é proveniente de atividades humanas como: queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão, por exemplo), das florestas em decomposição e do desmatamento.

O aquecimento global é uma grande ameaça à vida humana, à fauna e flora, e toda a sua biodiversidade, pois afetam muitas espécies, isto é, elas não conseguem se adaptar ao aumento da temperatura média. Outra importante preocupação é com a bacia hidrográfica da Amazônia, que devido ao aquecimento global, corre sério risco de secar, causando uma mudança radical no ecossistema que vivemos.

O desmatamento provoca diversas mudanças climáticas e do ecossistema, tendo em vista que as florestas têm um papel fundamental nos ciclos biogeoquímicos, e na respiração de vários animais de várias espécies, além de controlar a temperatura do meio ambiente. As queimadas provocam a emissão de gases que, além de poluírem a atmosfera, causam o efeito estufa e o aumento da temperatura que também modificam os ciclos biogeoquímicos.

O aumento da temperatura do planeta ameaça até as algas, pois acontece o chamado branqueamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com