TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Exames: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.878 Palavras (12 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

S O C I O L O G I A

D A S

O R G A N I Z A Ç Õ E S

Profº. JOSÉ VANDILO DOS SANTOS

PALMAS-TO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AS DIMENSÕES

DA

EXCLUSÃO DIGITAL

Alunos: Fernando

Larissa

Mayara Leal

Rosângela Tapajós

Viviane

Palmas, 29 de Agosto de 2013

As Dimensões da Exclusão Digital

Conectados, desconectados e a exclusao digital.

O foco central deste livro é o impacto da exclusão digital na sociedade e nas oportunidades e qualidade de vida. O conceito da exclusão digitalutilizado na bibliografia sobre o tema e nos relatórios das organizações internacionais esconde significados muitos diferentes. Embora as taxonomias sejam enfadonhas, devemos distiguir, para evitar confusões analíticas e defeinir claramente os objetivos das políticas sociais, as diferentes questões e problemas associados ao conceito da exclusão digital.

Exclusão digital em escala internacional: e-readiness

Alguns autores identificam estágios de desenvolvimento de e-readiness, outros definem formulas de indicadores-chave (numero de pessoas com acesso as diversas tecnologias da comunicação), até propostas bastante complexas que levam em consideração, entre outros, os contextos institucionais, sistemas de regulação da área de telecomunicações, recursos humanos, sistemas de inovação e usos e impactos no conjunto da sociedade. Apesar dos diferentes critérios utilizados, a maioria dos estudos sobre a situação internacional cão é tantocontemporânea converge numa tipologia de níveis de e-eadiness que, em grandes linhas ,reproduz a posição relativa dos países em termos de renda per capita. Existem, contudo, importantes diferenças no interior de cada grupo, mesmo entre outros países avançados.

Exclusão digital e denvolvimento: e-desenvolvimento

A discussão sobre exclusão digital inclui um outro tema que deve ser difereciando, embora tenha conseqüências sobre a desigualdade social, pelo impacto na criação de chances de oportunidades de trabalho e diminuação da pobreza. Este tema comprende questões especificas, que não serão discutidas neste livro, de orientação de investimentos, de políticas de formação de recursos humanos, de ciências e tecnologia , de política industrial e de comercio exterior. Estas políticas exigem um quadro jurídico adequado de proteção a privacidade e intimidade dos registros de informação, de direitos autorais , de luta contra o crime eletrônico, de uso de sistemas criptográficos, de regulação do comercio e autenticação de documentos e assinatura eletrônica e dos direitos dos e-consumidores.

Exclusão digital e desigualdade social

A exclusão digital representa uma dimensão da desigualdade social: ela mede a distancia relativa do acesso a produtos , serviços e benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação entre diferentes segmentos da população. Como toda inovação social, o impacto da telemática aumenta potencialmente a desigualdade social, já que dela se apropriam inicialmente os setores mas ricos da população. Assim, a luta contra a exclusão digital não é tanto uma luta para diminuir a desigualdade social, já que dela se apropriam inicialmente os setores mas ricos da população. Assim, a luta contra a exclusão digital não e tanto um luta para diminuir a desigualdade social, mas um esforço para não permitir que a desigualdade cresça ainda mas com as vantagens que os grupos da população com mais recursos e educação podem obter pelo acesso exclusivo a este instrumento.

As dimensões da exclusão digital.

A exclusão digital depende de cinco fatores que determina a maior ou menor universalização dos sistemas telemáticos: A existência de infra-instrutoras físicas de transmissão; a disponibilidade de equipamento; treinamento no uso dos instrumentos; capacitação intelectual inserção social do usuário; a produção de uso de conteúdos específicos adequados ás necessidades da população.

Os diferentes níveis de acesso e uso é fundamental para desenvolver metodologias de avaliação, acompanhamento e atuação na luta contra a exclusão digital:

• Infraestrutura de acesso individual- São constituídas pelos sistemas de transmissão. A universalização das infraestruturas de acesso e um processo praticamente concluído nos países avançados.

• Equipamento de acesso individual- o equipamento mas comum de acesso a internet é constituído por um computador com modem.

A exclusão digital agrava-se dramaticamente nas regiões rurais, em particular nos países em desenvolvimento. Em geral , quanto maior for a concentração urbana, maior será a taxa de usuários. O números de computadores e de usuários cadastrados pelos provedores de internet constitui o principal critério sobre a quantidade de usuários. A diversidade de possibilidades de acesso dificulta a quantificação de pessoas que usam a internet. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com