TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Dissertações: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  5.084 Palavras (21 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 21

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Teorias da Administração

Abordagens Clássica, Humanística e Neoclássica da Administração

Acadêmica:

Rosângela da Conceição Lima Tapajós

Palmas-To

Fevereiro/2014

1. Introdução

No inicio do século XX, iniciaram-se os estudos em administração pelos engenheiros Frederick Wislow Taylor e Henry Fayol, americano e europeu, respectivamente. Eles desenvolveram os trabalhos pioneiros na área.O trabalho de Taylor defendia a ideia de aumentar a eficiência da indústria, reduzindo assim o trabalho operário- Administração Científica. Já Fayol acreditava no desenvolvimento da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios com bases científicas-Teoria Clássica. Suas teorias são ideias opostas até certo ponto, porém complementam-se coerentemente e são até hoje os pilares da Administração.

A abordagem humanística é uma transferência da ênfase dada anteriormente na Abordagem Clássica. Pois visava mais o bem estar psicológicos e sociológicos do trabalho, ou seja, ênfase nas pessoas.

Surgiu nos Estados Unidos a partir de 1930, com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas e o desenvolvimento das ciências sociais, principalmente a Psicologia do trabalho.

Surgiu posteriormente a Teoria Neoclássica que foi uma revisão e adaptação da Teoria Clássica. Essa teoria propôs uma retomada das abordagens clássica e cientifica da administração.

1.2-Objeto do estudo

O objeto desse estudo é a abordagem das correntes que definem até hoje os princípios básicos da Administração. A abordagem clássica que está dividida na Administração científica desenvolvida por Taylor e a Teoria Clássica de Fayol.

E posteriormente a Teoria Humanista que dava ênfase nos empregados; e a teoria neoclássica que era basicamente a Teoria Clássica, porém com algumas novidades e reformulações.

1.3- Objetivos do estudo

- Conhecer as teorias da administração dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

- Demonstrar a ênfase exagerada colocada na tarefa e nos meios e na busca da eficiência e delinear o conceito de Homo Economicus de Taylor e seus seguidores.

-Mostrar naTeoria Clássica ênfase na estrutura da organização como base para o alcance da eficiência e definir os elementos da Administração como as bases do processo administrativo.

- Estudar a experiência de Hawthorne e suas conclusões e Mostrar a preocupação psicológica e sociológica quanto a influência massificante da civilização industrial sobre o ser humano e o papel da administração nesse aspecto, Abordagem da Teoria Humanista.

- Mostrar o quão eclética era a Teoria Neoclássica e sua preocupação com a prática administrativa e sua ênfase nos objetivos e resultados. Definir as funções do administradore os princípios básicos da administração.

2. As Teorias

Iremos no decorrer deste texto, discorrer sobre as principais teorias administrativas abordadas na introdução deste trabalho.

2.1-Administração Cientifica

Iniciaremos este parágrafo falando de um dos ramos da Abordagem Clássica- a Administração Cientifica, também chamada de Taylorismo devido ao fato de ter sido desenvolvida pelo engenheiro e economista americano Frederick Winslow Taylor. O Taylorismo é um sistema de organização industrial sua principal característica é como ele dividiu e organizou as tarefas dentro da empresa objetivando o máximo de rendimento e eficiência com a quantidade mínima de tempo e atividade. O nome administração cientifica deve-se ao fato da Taylor tentar aplicar os métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial. O trabalho de Taylor se deu junto ao operariado voltado para suas tarefas, ele preocupava-se com a racionalização do seu trabalho. Taylor resolveu então estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse patrões e empregados.

Divide–se o seu período de atuação em duas fases:

O primeiro período de Taylor foi quando ele publicou seu livro Administração de Oficinas em 1903, esse livro tratava das técnicas de racionalizar o trabalho operário por meio de estudos de tempos e movimentos. Ele agiu decompondo seus movimentos e aperfeiçoando-os. Concluiu então com suas análises que um operário não produzia com sua capacidade máxima, a partir disso passaria a oferecer incentivos para quem produzisse mais.

Taylor em seu livro diz basicamente que: A padronização dos trabalhos fabris deve ser por meio de métodos científicos aplicados pela administração, e os empregados devem ser organizados cientificamente em seus postos e equipados adequadamente com matérias e condições adequadas, os mesmos devem ser treinados e aperfeiçoados para que a produção normal seja cumprida, deve se criar uma atmosfera intima e cordial entre trabalhadores, ambiente esse possibilitado pela administração, que no fim das contas com todo investimento tem um único objetivo- Pagar salários melhores e reduzircustos unitários da produção.Assim o ponto de partida de Taylor foi aplicar às operações manuais os princípios tecnológicos do século XIX.

O segundo período de Taylor é demarcado pelo lançamento do segundo livro chamado Princípios de Administração Cientifica no ano de 1911. Esse livro é baseado na ideia de que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral na empresa para que a aplicação de seus princípios apresentados no primeiro período tornasse-se coerentes. Assim ele estudou a Administração Geral de uma empresa, porém sem deixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com