TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera

Por:   •  18/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

RAYNNA LETICIA DA COSTA OLIVEIRA

PROJETO DE INTERVENÇÃO – ESTÁGIO II

São Luís-MA

2022

RAYNNA LETICIA DA COSTA OLIVEIRA

PROJETO DE INTERVENÇÃO – ESTÁGIO II

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera para a disciplina de Estágio Curricular II.

São Luís-MA

2022


SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO        4

2.        JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS        6

3.1        OBJETIVO GERAL        6

3.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4.        PÚBLICO-ALVO        7

5.        METAS A ATINGIR        8

6.        METODOLOGIA        9

7.        RECURSOS HUMANOS        10

8.        PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS        11

9.        AVALIAÇÃO        12

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        13

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        14


  1. APRESENTAÇÃO

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é um modelo de cooperação mútua entre a administração pública e entidades de direito privado, por meio da aplicação de uma alternativa à execução penal em estabelecimentos convencionais.

É amparada pela Constituição Federal de 1988 para atuar nos presídios, com fundamento no seu art. 1°, incisão III e possui Estatuto Social resguardado pelo Código Civil e pela lei n° 7.210/84 – Lei de Execução Penal.

A instituição tem como principal objetivo ajudar na reintegração e ressocialização do preso para voltar a conviver na sociedade. Diante desse objetivo será realizado o projeto de Valorização da vida, onde serão apresentados filmes, documentários e roda de conversa dentro do presídio com o intuito de fazê-los refletir, trabalhar o comportamento, a forma de pensar, trabalhar a rotina do dia a dia, dar mais olhos e ouvidos aos recuperando, como são chamados dentro da instituição APAC.

Este foi elaborado a partir do projeto de intervenção para aplicação e execução, como parte do processo de construção e avaliação da disciplina de estágio supervisionado II, tendo como campo de estágio a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de São Luís, localizado no Município de Paço do Lumiar.


  1. JUSTIFICATIVA

A instituição APAC é uma das portas de entrada da Assistência Social. É uma instituição pública, que oferece assistência às pessoas que foram condenadas judicialmente e estão cumprindo pena em cadeias. Para ajudar na reintegração desses presos na sociedade a Apac possui a sua própria metodologia onde são oferecidos serviços de Assistência Social, a preservação do vínculo familiar, o incentivo aos estudos, ao trabalho e a cultura com o objetivo de ajudar na ressocialização dos presos e atendendo demandas de rede socioassistencial e de outras políticas.


  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Valorizar a vida através do Cinema e Cultura aos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Proporcionar o acesso à cultura dentro dos presídios;
  • Estabelecer reflexões entre os recuperando;
  • Resgatar a esperança interna de cada um sobre a sua reintegração;
  • Quebrar a rotina monótona que é vivenciada dentro dos presídios.
  • Fortalecer vínculos familiares e comunitários.

  1. PÚBLICO-ALVO

Em geral os recuperados que integram a Instituição APAC São Luís, dos regimes fechados e semiabertos e para todos os recém-chegados ou que ainda farão parte.


  1. METAS A ATINGIR

Proporcionar meios para que os recuperados da APAC possam ter acesso á cultura e cinema como uma das formas de ressocialização, reduzindo assim a monotonia do dia a dia, proporcionando uma reflexão entre os recuperando, como uma terapia em grupo.


  1. METODOLOGIA

Esse projeto de pesquisas será realizado através de filmes que serão apresentados, considerando as capacidades, as experiências acumuladas e as competências dos recuperandos participantes de forma a permitir que as particularidades dos envolvidos sejam consideradas. Irá propor um trabalho de orientação para que possam compreender que podem mais do que os outros pensam e falam. Busca-se conscientizar os recuperandos sobre a importância dessa metodologia no processo de ressocialização. Outro desafio também é melhorar a qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (281.8 Kb)   docx (334.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com