TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Universidade Anhanguera Educacional - UNIDERP

Por:   •  25/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  1.779 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA DE BRASÍLIA 

 

ADMINISTRAÇÃO 

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I 

 

 

 ALUNOS: 

 

TUTOR: Wilian da Fonseca Dantas 

TUTOR (A) A DISTÂNCIA: Nayara Kutlak de Pádua

 

Brasília, 30 de novembro de 2016.

[pic 2]

ALUNOS: 

 

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I 

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Universidade Anhanguera Educacional - UNIDERP, como requisito obrigatório para a obtenção de graduação em Administração.

TUTOR (A) A DISTÂNCIA: Nayara Kutlak de Pádua

Brasília, 30 de novembro de 2016.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................................04
  2. JUSTIFICATIVA.........................................................................................................05
  3. OBJETIVO...................................................................................................................07
  1. Geral.......................................................................................................................07
  2. Especifico...............................................................................................................08
  1. METODOLOGIA........................................................................................................09
  2. CRONOGRAMA.........................................................................................................10
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................11
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o tema de consultoria financeira, que tem por finalidade servir de apoio os gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros de uma empresa. Simplificando, uma consultoria aconselha e direciona. Agrega ao aluno, uma visão privilegiada em relação a empresa e ao profissional, pois tudo é observado de um ângulo diferente.

O motivo básico da utilização de uma consultoria financeira, por uma organização é a procura por aumentar o desempenho em todas as áreas da empresa, buscando sempre aumentar a competitividade.

A metodologia utilizada foi à análise do diagnostico organizacional enriquecida com pesquisa e estudos realizados ao longo da elaboração do projeto.

Assim o presente trabalho tem o objetivo de trazer melhorias, através de investimentos que trará melhores resultados futuros.

  1. JUSTIFICATIVA

A Consultoria é uma atividade muito importante dentro do mundo empresarial, tornando-se, uma ferramenta imprescindível na tomada de decisões.

No dia-a-dia, são incontáveis as vezes que se pode agir como consultores, ou procurar algum consultor que possa ajudar com as dúvidas que surgem.

        Para Oliveira (2006), consultoria pode ser definida da seguinte maneira: um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.

        Com a globalização os serviços de consultoria se tornaram muito mais necessário, levando as organizações a buscarem um profissional com um novo perfil, ou seja, mais atualizado e com conhecimento mais aprofundado.

        Dentro das varias modalidades de consultoria, a de viabilidade econômico-financeira de projeto nos dá condições de mostrar ao empreendedor se sua pretensão é viável ou não.

        A ideia desta pesquisa surgiu do fato da pesquisadora já atuar nesta área, e assim pode ampliar os conhecimentos dentro do seu campo de trabalho, bem como, servir de referencia para acadêmicos e outras empresas que também operam nesta área, objetivando oferecer uma gama maior de informações sobre o assunto.

        Com esta pesquisa espera-se oferecer dados reais em relação a esta área de consultoria que é tão importante para empresas e pessoas que pretendem adquirir financiamento junto a instituição financeira, e ainda não sabem como faze-lo.

        Esta falta de conhecimento fez- se ver o quanto é necessário um estudo que mostre a realidade deste tipo de consultoria e de como seu trabalho é feito.

        Dentro desta perspectiva, será mostrado o desenvolvimento deste tipo de consultoria a partir do estudo que será feito dentro da empresa, consultores onde a pesquisa tem certa vivencia nesta área.

        Este tipo de consultoria no mundo globalizado de hoje tornou-se uma ferramenta estratégica dentro da administração, ajudando a escolher investimentos que serão mais vantajosos ou quais instituições financeiras oferecem melhores condições para viabilização de suas pretensões.

        De acordo com Santos (2002), projeto de viabilidade econômico-financeira é um plano estratégico que uma vez definido e iniciado, não poderá ser abandonado sem que isso repercuta nos custos e despesas, e também comprometendo a imagem de quem o executa. Considerando também estratégico, por representar um marco de mudança na vida dos empreendedores, independente de serem já estabelecidos ou apenas potenciais.

        O projeto de viabilidade econômico-financeira objetivam a captação de recursos através de instituições financeiras, com foco na implementação, expansão, localização ou modernização, de atividades produtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (202.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com