TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Arquitetura - Palácio Tiradentes RJ

Por:   •  10/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ACADÊMICAS:

EDINALVA BATISTA FERREIRA

VALDIRENE MOREIRA VIANA PINHO

BACHARELANDO EM SERVIÇO SOCIAL – EAD

Projeto de intervenção Estágio Supervisionado I II

SÃO MATEUS – MA

2019

BACHARELANDO EM SERVIÇO SOCIAL – EAD

ACADÊMICAS:

EDINALVA BATISTA FERREIRA

VALDIRENE MOREIRA VIANA PINHO

Projeto de intervenção  Estagio Supervisionado I II

Projeto de intervenção estágio correspondente a disciplina de estágio supervisionado do curso de serviço social da UNINTA - Centro Universitário, orientado pela supervisora acadêmica: Juliana Cavalcante  CRESS Nº 985/22ª REGIÃO - PI e Supervisora de campo: Jussara Jane de Brito CRESS Nº: ª REGIÃO - MA

A IMPORTANCIA DA VISITA DOMICILIAR NA ATAUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: UMA BREVE ANALISE SOBRE A REALIDADE NO CENRO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL – CRAS NO MUNICIPIO DE SÃO MATEUS MARANHÃO

SÃO MATEUS – MA

2019

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da visita domiciliar no cotidiano no exercício do profissional do assistente social. A aproximação ao tema e fruto da experiência de estagio obrigatório em Serviço Social realizado no Centro de Referencia de Referencia de Assistência Social – CRAS em São Mateus – MA, esse estudo e fruto de pesquisa documental e Bibliográfica, bem como das observações realizada no campo de estagio, registrada em diário de campo.

Dentre os principais autores que fundamenta o estudo destaca-se: Amaro (2014), Guerra (2012), Trindade (2011) os resultados apontam que a visita domiciliar tem se constituído como um instrumento de grande relevância no cotidiano profissional do assistente social, muito requisitado para o conhecimento das reais condições de vida da população usuária.  . Destaca- se também que sua utilização e perpassada pelos limites e possibilidades das condições de trabalho dos assistentes sociais, sendo necessário aprimorar a sua realização pautada nos princípios éticos que embasam o projeto profissional na contemporaneidade.

SUMARIO

  • INTODUCAO
  • OBJETIVOS  
  • REFERENCIAL TEORIC
  • CRONOGRAMA
  • RECURSOS
  • AVALIÇÃO
  • REFERÊNCIAS
  •  APÊNDICES

INTRODUÇÃO

O Serviço Social e uma profissão eminentemente interventiva que aciona um conjunto de instrumentos e técnicas para viabilizar o alcance dos objetivos profissionais. Dentre eles destacam – se: a entrevista, a observação, a reunião, o trabalho em grupo, a elaboração de relatórios e pareceres sociais. Um dos instrumentos de grande destaque e a visita domiciliar, considerada de grande importância para o conhecimento das condições de vida da população usuária.  

Dessa forma, este trabalho acadêmico de Estagio Supervisionado I II do curso de serviço social, aborda o tema “ Visita Domiciliar” no cotidiano do trabalho do assistente social. A aproximação com o mesmo e fruto da experiência de estagio em Serviço Social realizada no período de Setembro de 2019 a março de 2020, no Centro de Referencia de assistência social em São Mateus – MA .

No decorrer da experiência de estagio pudemos acompanhar a profissional de serviço social na operacionalização de diversos instrumentos e técnicas. Dentre elas a visita domiciliar. Nesse momentos no chamou a a atenção para a importância da visita domiciliar pois proporciona ao mesmo o conhecimento mais profundo sobre a realidade das populações , tendo desse modo, um contato direto com a realidade do usuário.  Vale enfatizar também o fato de a realização das visitas domiciliar passar por grandes desafios . por exemplo a questão de condições objetivas para a realização da mesma, uma vez que a instituição não dispõe de um transporte próprio, tendo que utilizar o transporte oferecida pela Secretaria de assistência Social, sendo assim tendo que agendar os horários, pois o mesmo sera usado para transportar outros grupos de funcionários.

Tendo em vistas as possibilidades e os limites que envolvem a utilização da visita domiciliar, optamos por estudar o tema objetivando: refletir sobre os instrumentos e técnicas utilizadas pelo serviço social, apreender como se deu a utilização da visita domiciliar na trajetória histórica da profissão e analisar o seu uso pelos profissionais do CRAS.

O presente artigo esta constituído em três itens, sendo que inicialmente abordaremos os instrumentos e técnicas na atuação profissional do assistente social. Em seguida, buscou-se  trazer a trajetória histórica da visita domiciliar no trabalho do assistente social, abordando sua importância nos sues primórdios e em seguida situando-a na ataualidade. E por ultimo, refletiremos sobre a exeperiencia da visita domiciliar no CRAS de São Mateus do Maranhao.

Por tanto considerando a sua grande relevância da visita domiciliar e também e um dos instrumentos mais utilizados pelo assistente social, sendo, portanto, necessário refletir sobre sua utilização e os principais desafios que o atinge. Dessa forma pretenderemos com este trabalho contribuir com a reflexão sobre o tema.

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre os instrumentos e técnicas utilizadas pelo serviço social, e buscar apreender como se deu a utilização da visita domiciliar na trajetória histórica da profissão e analisar o seu uso pelos profissionais do CRAS.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Identificar através de visitas domiciliar para conhecer de perto a realidade de cada usuário, através de uma entrevista.

Analisar a importância dos instrumentos e técnicas utilizada pelo assistente social do CRAS na visita domiciliar.

Realizar demandas direcionadas a instituição em povoados de extrema vulnerabilidades.

REFERENCIAL TEÓRICO

No decorrer dos anos percebe-se uma ampliação do trabalho dos assistentes sociais em diversos segmentos e espaços sócio ocupacionais, principalmente no âmbito da Política de Assistência Social devido à implantação do Sistema Único de Assistência Social. Um desses espaços sócio ocupacionais em que os assistentes sociais estão inseridos e que faz parte da Política de Assistência Social é o CRAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (553.7 Kb)   docx (439.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com