TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciencias Contabeis

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o Instituto de Brasileiro de Planejamento e Tributação, com a carga tributária de 36,42% do seu Produto Interno Bruto - PIB, o Brasil ocupa a última posição entre os BRICS, com relação à carga tributária; Os demais países do bloco possuem as seguintes cargas tributárias: Rússia, 23%; Índia, 13%; China, 20% e África do Sul, 18%. A média desse percentual entre os BRICS é de 22%, mas, ao excluir o Brasil, cai para 18,5%. Sozinho, o Brasil apresenta quase o dobro da média de carga tributária dos demais países que fazem parte do bloco.

De acordo com o SEBRAE (2007), dentre as principais causas identificadas para o fechamento das empresas em geral, em um período de cinco

anos, constam: comportamento empreendedor pouco desenvolvido (atitudes empreendedoras insuficientes); deficiências no planejamento antes

da abertura das empresas(financeiro e tributário); deficiência na gestão após a abertura do negócio; políticas insuficientes de apoio ao setor; conjuntura econômica .

O índice de mortalidade dos empreendimentos brasileiros é alto, 22% das empresas com até dois anos de funcionamento fecham suas atividades.

Se consideradas as empresas com até quatro anos de existência os índices sobem para 59,9% (SEBRAE, 2007).

Em uma pesquisa realizada em janeiro de 2012 pelo jornal O Povo o Brasil encontra-se entre os 30 países com as maiores cargas tributarias , sendo também seu sistema tributário confuso e deficiente . Um planejamento tributário antes da constituição de uma micro ou pequena empresa cairia como uma luva . Sendo as Micro e Pequenas Empresas ( MPEs ) as organizações que mais sofrem com o ônus fiscal, foi criado o SIMPLES, um sistema integrado de tributos que visa desonerar as MPEs , e conseqüentemente reduzir o índice de mortalidade empresarial .

Afirma o SEBRAE que a mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras caiu ao menor nível da História. Em 2009, a cada cem empresas criadas no Brasil, 76 sobreviveram aos dois primeiros anos de vida, a maior proporção desde 2007, quando começou a se feito o censo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A região com maior número de empresas que vencem a barreira dos dois anos de vida é a Sudeste, onde o índice de sobrevivência atinge 78%. A região é a única que ultrapassa a média nacional porque concentra o maior número de pequenos negócios do País.

Em segundo lugar está o Sul do Brasil, com taxa de 75,3%, depois Centro-Oeste (74%), Nordeste (71,3%) e Norte (68,9%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com