TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Proteção

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Proteção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

1.12 - Proteção por perda de excitação

Na operação normal do gerador síncrono, conectado ao sistema elétrico, toda transferência de energia é feita pelo acoplamento magnético do campo girante do rotor com o campo girante da armadura. Ou seja, a máquina primária transfere energia através do rotor, que gira fortemente acoplado ao campo girante da armadura. O campo girante do rotor é mantido pela excitatriz. A excitatriz é a fonte DC que gera uma corrente de campo necessária para a criação do campo magnético no rotor. A máquina primária é responsável pela geração do torque necessário para manter o rotor girando na velocidade síncrona. A perda da excitação provoca sérias conseqüências na maquina síncrona e, portanto, deve-se prover uma proteção para esta finalidade.

Apresentam-se as causas que podem provocar a perda de excitação:

 Curtos-circuitos na bobina do campo do rotor;

 Abertura na bobina de campo do rotor;

 Falha no circuito da excitatriz;

 Abertura acidental (indevida) do disjuntor de campo (41);

 Mau contato nas escovas (se tiver) da excitatriz;

 Operação indevida da proteção de perda de excitação (40);

 Erros de operação.

As principais conseqüências da perda de excitação são:

• Súbita sobrevelocidade do rotor;

• Sobreaquecimento no rotor. O aquecimento no rotor de máquinas síncronas de rotor liso é mais acentuado, devido a não existência de enrolamento amortecedor. Este aquecimento pode provocar sérios danos ao rotor, no período de 2 a 3 minutos.

• Sobreaquecimento no estator de qualquer tipo de máquina, isto porque, na perda da excitação devido ao curto-circuito nos terminais da bobina de campo, o rotor, devido a sobrevelocidade, gira numa velocidade maior que o campo girante das correntes estatóricas mantidas pelas correntes do sistema elétrico. Portanto, o rotor passa a funcionar como um gerador de indução (assíncrono). Neste caso, as correntes no estator podem atingir magnitude variando de 2 a 5 vezes o valor nominal.

• Se, na operação normal, o gerador síncrono estiver fornecendo reativo ao sistema elétrico, a perda da excitação fará com que:

-- O gerador passe a absorver grande quantidade de reativo do sistema elétrico.

A absorção de reativo pode ir até 7 vezes a potencia nominal da maquina;

-- Haja queda de tensão nos seus terminais.

• Produz perturbação, de modo a comprometer a estabilidade das máquinas da mesma usina, colocando em risco o sistema elétrico.

Na operação de uma máquina síncrona conectada ao sistema elétrico, a impedância representa um ponto distante da máquina, que está representada na figura 1.12.1 pelo lugar geométrico das cargas.

Numa máquina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com