TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica - Sais

Artigo: Trabalho De Quimica - Sais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

1º SEMESTRE / 2014

QUÍMICA

EXPERIMENTO: TESTE DA CHAMA

SAIS

SOROCABA

SETEMBRO/2014

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

O estudo da Química constitue na ciência que tem diversos modos de avaliar uma matéria, assim, as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas fases. Também representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas.

Neste trabalho foi elaborado e o conhecimento com a oportunidade de estudar alguns itens propiciando o manuseio dos equipamentos para a realização da experimentação referente às diversas reações químicas, como por exemplo, o “teste da chama”, que envolve o utilização do bico de Bunsen. 

MATERIAIS E MÉTODOS

Este teste visa descobrir a presença de sais em outros elementos, este processo é conhecido na área da física e da química, pode-se ser utilizado no controle e pesquisa de medicamentos por exemplo, com a finalidades pirotécnicas, para determinar os sais presentes numa substância, entre outras.

O método se baseia no espectro de emissão característico que cada elemento emite ao receber energia. O experimento utilizou algumas amostras de sais desconhecidas e foi direcionado a relacionar as cores observadas no interior da chama, produzida pelo bico de Bunsen.

Com a chama do bico de Bunsen, a alta temperatura é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos, com isso eles emitem luz com as cores ao retornar ao estado fundamental de cor e intensidade. Dessa forma, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor que eles emitem quando aquecidos.

Materiais Utilizados:

o Bico de Bulsen;

o Sais;

o Ácido Clorídrico;

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após as análises obtivemos algumas informações, com base no experimento, também como foi feito com poucas informações, foi suposto os tipos de sais, para uma maior veracidade nas informações, teria que efetuar outros tipos de testes e análises, assim com estas poucas referências e com base na Tabela 1. Com as colorações típicas das chamas, devido à presença de alguns cátions em estado excitado (Vaitsman e Bittencourt, 1995), foi montada a Tabela 2. com o comparativo entre o resultado dos experimento realizado e o resultado esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com