TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De RSMA

Dissertações: Trabalho De RSMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R. As cinco dimensões comentadas pelo autor são econômica, ambiental, social, política e cultural.

Econômico – Visa o valor financeiro dos recursos. Tem como objetivo a produção responsável com o meio ambiente, procurando energias renováveis e não poluentes, evitando energias não renováveis e super poluentes, como é o caso do petróleo, carvão mineral etc., usando de tecnologias para auxilio e tendo como meta o aumento da economia e a proteção ambiental.

Ambiental - A sustentabilidade ambiental defende o uso consciente dos bens naturais, produzir recursos com o objetivo de preservar e manter a qualidade de vida, não só dos seres humanos como do meio ambiente, sem prejudicar a economia ou devastar nossos ecossistemas.

Social – Tem como objetivo reeducar nossa sociedade para o consumo consciente, permitindo que todos tenham uma vida digna, que o limite de desigualdade entre num patamar aceitável, definindo parâmetros de utilização de recursos e bens, para que sejam partilhados com igualdade sem que prejudique nosso planeta.

Cultural – Fazer mudanças na forma de pensar das sociedades, priorizando a conservação do meio ambiente e despertando a consciência de consumo que mudaria o estilo de vida das pessoas, a maneira como elas se comportam diante dos bens de consumo, passando a usufruir das tecnologias disponíveis para o nosso conforto e não apenas consumir para estar “na moda”.

Político – Tem como objetivo uma política justa e igual, tornando-a um instrumento de conscientização, trazendo mudanças positivas e fazendo com que todas as outras propostas aconteçam.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R. Econômica, ambiental e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R. A primeira seria a tecnológica, que acredita que o homem conseguiria desenvolver meios alternativos ao limite dos recursos naturais que temos hoje. A segunda seria uma mudança radical, um consenso político-cultural universal que mudaria completamente o modo como vivemos hoje, diminuindo drasticamente a produção e o consumo. E a terceira possibilidade seria a consequência de só chegar a uma solução tardiamente ou não chegar, levando a humanidade à extinção.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com