TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Serviço Social

Por:   •  25/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

KARINE KIRCHHOF

POLLYANA SARDINHA SILVA

PROJETO DE PESQUISA

A CASA DAS CORES

MIRACEMA DO TOCANTINS – TO

2022

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

KARINE KIRCHHOF

POLLYANA SARDINHA SILVA 

PROJETO DE PESQUISA

A CASA DAS CORES

Trabalho apresentado à disciplina de Oficina de Projetos Sociais  do Curso de Serviço Social da Fundação Universidade Federal do Tocantins – Campus de Miracema, para obtenção de  nota, sob orientação da professora: Debora de Paula Bolzan

MIRACEMA DO TOCANTINS – TO

2022

- Nome do projeto:

Casas das Cores

- Público alvo:

 Pessoas LGBTQIA+, de idade de 15 anos aos 35 anos.

- Diagnóstico:

O projeto Casa das Cores e voltado ao atendimento a pessoas LGBTQIA+ que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Assim como,  LGBTs em situação de pobreza, rua, ou com vínculo rompido com a família por causa da sua sexualidade.

- Apresentação casa das cores:

Casa das cores é um projeto que visa a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho, uma vez que é um público marginalizado pela sociedade, e marcado pelo preconceito de sexualidade. O projeto visa fortalecer a luta contra a homofobia através da inclusão, por meio da qualificação profissional para auxiliar este público a íntegra no mercado de trabalho.

 A casa das cores oferta cursos profissionalizantes de qualificação inicial continuada para pessoas LGBTQIA+, com idade de 15 anos a 35 anos. Das quais são ofertadas dois cursos semestrais, para 40 alunos. os cursos são de cabeleireiro com duração de 180 horas e o curso de Auxiliar administrativo 180 horas.

A casa das cores é um projeto de inciativa governamental, que conta com a parceria da secretaria de educação, assistência social e ministério público. Os cursos serão ofertados pela parceria do Sebrae, e conta com uma equipe assalariada para a realização de atendimento ao público.

- Justificativa:

A comunidade LGBTQIA+ é um público que sofre com o preconceito por causa da indentidade de gênero, ou seja, sofrem preconceito por não fazer parte do padrão hétero normativo moralista enraizada na sociedade. Este preconceito gera sérias sequelas sociais a está comunidade. Assim como: a exclusão  e a falta de oportunidades, a falta de acesso a educação e ao mercado de trabalho, a violência e a exposição de doenças, uma vez que muitas das pessoas LGBTs recorre a prostituição como um meio de sobrevivência pela falta de oportunidades. Portanto, o  projeto Casa das Cores é voltado a atender a demandas deste público, promovendo uma ação de acolhimento e profissionalização.  Abrigando e fornecendo cursos profissionalizantes que visa a sua inserção no mercado de trabalho.

- Objetivo:

O projeto Casas das Cores tem o intuito de promover a cidadania através da inclusão, com ação de acolhimento das pessoas em vulnerabilidade social, e de formação voltada para  empregabilidade, visando a inserção da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho. Com pretensão de gerar benefícios como mais autonomia e capacitação profissional para o público alvo, contribuindo através disto, na luta contra o preconceito a comunidade LGBTQIA+. Uma vez que uma maior empregabilidade deste público, ajudará a romper com a ideia de marginalização da população LGBTQIA+ causado pelo preconceito.

- Atividades e Ações:

O projeto Casa das Cores, do qual terá a duração de 12 meses, e está previsto para se iniciar no ano de 2023, realizará a atividade inicial voltada a firmar parcerias e apoios e na ação de apresentação do projeto aos parceiros e público. Visando a parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social de Palmas - TO, com intuito de capitação de recursos financeiros e humanos. Com a  Sebrae, tendo em vista o fornecimento do local e estrutura e professores para a realização dos cursos. E com  Rádio Jovem Pan, com interesse na divulgação do projeto Casa das Cores.

A divulgação do projeto casa das Cores será realizado através da rádio Jovem Pan, sites da G1 e site da prefeitura de Palmas e através de redes sociais.

Após a realização da divulgação do projeto Casa das Cores, o projeto dará início ao período de matrícula, da qual poderá ser realizado de forma presencial na Sebrae, ou de forma virtual pelo site da prefeitura de Palmas. Será contratado uma Auxiliar administrativa que ficará responsável pelas matrículas, é será pago com recurso público da Secretaria Municipal de assistência social de Palmas Tocantins.

Seguindo o cronograma, com início dos cursos ofertados pela Casa das Cores, será efetuado o acolhimento ao participantes do projeto. O acolhimento será realizado de forma individual, por uma assistente social e uma psicóloga, profissionais ofertados pela secretaria Municipal de assistência social de Palmas - TO.

A casa das cores terá como atividades finais voltada a avaliação do projeto, do qual será feita pelas coordenadoras do programa, e participantes do projeto. Onde, o cronograma do Projeto Casa das Cores, conta para cada último dia de aula dos cursos ofertadas pelo programa, uma roda de conversa com os participantes do projetos, alunos, coordenação Karine e Pollyana, Assistente Social e Psicóloga, levantando pautas como as dificuldades na profissionalização e na inserção de pessoas LGBTs no mercado de trabalho, e uma avaliação dos estudantes sobre o projeto. Com intuito de escutar a vivência dos participantes, para que através disto, procurar entender a carência deste público sobre estes temas, visando na continuação e melhoria futura do projeto da Casa das Cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com