TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Extra Classe

Exames: Trabalho Extra Classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os principais desafios da Educação Contemporânea.

A educação vem sendo analisada, estudada e pesquisada há muito tempo com o intuito de buscar aperfeiçoar cada vez mais seus profissionais nos diversos âmbitos da escola. Buscando uma forma real de que a educação o saber seja passado de forma correta ao aluno, mais o que podemos dizer sobre o significado da palavra correta? O que buscamos ao nos deparar com tanta informação, a facilidade de termos o mundo em nossas mãos encontradas nas tecnologias que vivem nossa sociedade, nossos alunos.

O aluno deixa de ser aquele que só recebe conhecimento e passa a ser transmissor, tendo como referencia seu dia- a- dia suas experiências na sociedade que convive, trazendo essa bagagem para dentro de sua escola, sua sala de aula, seus colegas e sim seu professor. Assim não podemos mais dizer que o professor é aquele que sabe tudo, o dono da verdade como já foi dito e afirmado há tempos atrás, hoje o que se busca em um professor é alguém que esta disposto a ajudar o aluno com o seu conhecimento, fazendo com que o aluno aprenda por si só a pensar. E aí já começamos a revelar um grande desafio ao professor que passa a não ser o dono do conhecimento e sim um mediador do conhecimento e isso para muitos professores ainda é muito difícil.

A resistência que fica evidente nas escolas com as mudanças que vem ocorrendo na educação nos mostra a necessidade do profissional estar em constante aperfeiçoamento e que de fato não vem ocorrendo na grande maioria. Quando partimos para um tema como avaliação, temos um grande desafio.

O profissional da educação tem a difícil tarefa de avaliar seus alunos, mais ai vem de que forma fazer isso, de fato o que realmente esta em avaliação e aí vemos que com as mudanças a avaliação deixa de ser aquela nota da prova ou do trabalho e passa a ser uma forma de ver, analisar o quanto o aluno evoluiu do inicio ao fim daquele processo de aprendizagem e para isso o professor tem que não apenas saber o nome do aluno ou o que se conhece dele em sala de aula e sim fazer o possível para entender o contexto que seu aluno vive. Os alunos de hoje estão recebendo informação em segundo, parece tudo muito vago e ai a importância do professor como mediador do conhecimento, dando uma direção um amparo enquanto fomentador do conhecimento.

Sendo assim fica claro que um dos principais e maiores desafios dos profissionais da educação contemporânea é começar por entender que devem estar em constante aperfeiçoamento para que consigam desenvolver um bom trabalho, que consigam avaliar bem seus alunos entendendo o verdadeiro significado da palavra avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com