TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

Seminário: ATIVIDADE EXTRA-CLASSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Período: 1ª SÉRIE Turma: A

Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turno: NOTURNO

O decreto lei nº 9.295, de 27 de Maio de 1946 regulamenta a profissão do Contador. Nesta lei diz que a fiscalização do exercício da profissão contábil, profissionais habilitados, é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.

O Código de Ética profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os profissionais da contabilidade, quanto no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.

No dia 25 de abril é comemorado o dia da Contabilidade, e não o dia do Contabilista, profissão declarada como inexistente pelo STJ, pois não existe o

diploma de “contabilista”. E no dia 22 de setembro, comemora-se o dia do contador, foi instituída essa data através do decreto 7988. No princípio a intenção era homenagear a criação do curso de contabilidade na UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.

O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil significa a capacidade, a inteligência e a astúcia.

João de Lyra Tavares, patrono da contabilidade brasileira, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro

O profissional de Contabilidade tem por obrigação de exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica.

Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, salvo quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade

Deve comunicar, ao CRC, a mudança de seu domicílio ou endereço e da organização contábil de sua responsabilidade

A transgressão constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I – advertência reservada;

II – censura reservada;

III – censura pública.

O Conselho Federal de Contabilidade é constituído de 9 (nove) membros brasileiros, com habilitação profissional legalmente adquirida, e obedece à seguinte composição:

Um dos membros designado pelo Governo Federal e que será o presidente do Conselho;

Os demais serão escolhidos em Assembléia que se realizará no Distrito Federal, na qual tomará, parte uma representação de cada associação profissional ou sindicato de classe composta de três membros, sendo dois contadores e um guarda-livros

O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal - CRC/DF é constituído de 15 (quinze) Conselheiros efetivos e igual número de respectivos suplentes, eleitos na forma da legislação vigente, observada a proporcionalidade de 2/3 (dois terços) de contadores e 1/3 (um terço) de técnicos em contabilidade.

As principais atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com