TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1º semestre Ciencias contabeis

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1

- INTRODUÇÃO .......................................................................................................3

2- DESENSOLVIMENTO ............................................................................................5

2.1- A Matemática  a serviço das Empresas................................................................4

2.2- Fatores Ambientais das Organizações ................................................................5

2.3- Aspectos Jurídicos do Empresário .......................................................................7

2.4- A Participação da Contabilidade nas Empresas.................................................10

3- CONCLUSÃO .......................................................................................................14

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

O sucesso das empresas dependem de vários fatores,  e com certeza  a organização contábil é um deles. Pois como já ficou evidenciado a Contabilidade   tornou-se essencial para o desenvolvimento e sucesso das empresas, seja ela uma empresa familiar como micro empresa ou de grande porte. Isso acontece, devido ao fato de que à  ela, a contabilidade,  é delegada grande demanda de atividades e informações que são necessárias para a planejamento e execução das atividades empresariais.

Nesse sentido, a Contabilidade surge, como uma aliada, tanto para organizar os setores das empresas, como para levantar e disponibilizar dados que pautarão as tomadas de decisões pelos sócios ou proprietários. Assim, ela é um instrumento valioso,  capaz de controlar efetivamente todo o patrimônio da empresa e ajudá-la  a  fazer a diferença no mercado.

Diante do exposto, esse trabalho será pautado pela observação de uma empresa  de nosso município, tendo para o grupo imprescindível valor, uma vez que tomaremos parte do sistema contábil e administrativo de uma empresa para analisarmos como essa está organizada, como é sua rotina administrativa, como funciona sua escrituração contábil, relacionando-nos assim com a atividade prática do dia a dia do trabalho contábil.

Analisando e discutindo o texto disponibilizado  em anexo a essa atividade: “Inovação para crescer nos negócios”,  pudemos observar que o segredo para o sucesso, não é apenas a perseverança, mas várias atitudes e aspectos:

  • a iniciativa, a coragem de criar e buscar novos idéias e atitudes para modernizar e tornar funcional seus produtos ou serviços;
  • a delegação de tarefas a parceiros, onde se pode contar com um maior número de pessoas com capacidade de apontar caminhos e tomar decisões;
  • conhecimento técnico e capacidade profissional  para subsidiar e orientar funcionários e clientes quanto ao melhor uso dos produtos e serviços que a empresa oferece;
  • colaboradores com perfil profissional  para o ramo da empresa, pois quando se tem pessoas engajadas, confiáveis  e envolvidas com o trabalho oferecido pela empresa, a disposição para atender as demandas da empresa são facilmente atendidas e o   sucesso é conseqüência.

Assim, pautando-se pelas informações do texto e pelos conhecimentos adquiridos durante o semestre, o grupo optou por pesquisar a empresa JARUCREDI, por ser uma empresa recente em nosso município e já galgar de grande estabilidade e sucesso empresarial, também por ser uma empresa do ramo financeiro, o que fica mais evidente a função contábil determinada a ela.

  1. DESENVOLVIMENTO

A escolha da empresa pelo grupo, se deu devido ao desenvolvimento desta no meio empresarial, sendo  esta considerada uma empresa de sucesso.

A Empresa JARUCREDI, foi criada no ano de 200__, por um grupo de sócios que vislumbraram o mercado financeiro em crescimento. Sendo uma instituição do ramo financeiro é uma empresa prestadora de serviço, portanto  faz parte do segundo setor que compreende as instituições privadas, com fins lucrativos. O segundo setor compreende organizações como  indústrias, comércio e empresas de prestação de serviços, pautadas pelo que se chama mercado ou livre iniciativa.

A referida empresa, situa-se à Rua Rio de Janeiro, nº ---, setor 02,  no município de Jaru/RO.

Como já dito anteriormente a atividade econômica da empresa pauta-se na atividade financeira, oferecendo serviços de aberturas e manutenção de  contas, aplicações financeiras, empréstimos entre outras.

A empresa iniciou com um grupo de sócios de---- pessoas.  Atualmente conta com 31 funcionários e 721 cooperados, que são sócios com cotas da empresa.

Quanto a escrituração da empresa, esta é feita toda na própria empresa, contando para isso de um grupo de funcionários devidamente capacitados (citar se há algum contador) para realizar e organizar a contabilidade da empresa.

As  informações levantadas por esse setor são utilizadas e  imprescindíveis nas tomadas de decisões da empresa e também para informações e controle dos cooperados, bem como para o gerenciamento das atividades  pelo gerente da empresa.  

Hoje, grande parte das organizações utiliza  o planejamento estratégico como forma de focar seus esforços alcançar objetivos claramente definidos.

Oliveira trouxe um conceito interessante sobre  o planejamento estratégico  que pode ser visto “como um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada” (2004). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (260.6 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com