TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 3º semestre Ciencias contabeis

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar informações conceituais e teóricas, para realizar o calculo dos custos unitários, a formação do preço de venda e calculo da margem de contribuição.

Verifica-se que o estudo da Contabilidade tem sido cada vez mais imprescindível aos profissionais que nela trabalham, pois é necessário conhecimento e não apenas tecnologia para poder realizar as atividades pertinentes à Contabilidade.

De modo geral serão apresentados assuntos importantes e que tornam a presença do profissional de contabilidade na empresa indispensável, para o gerenciamento e tomada de decisões empresariais.


  1. DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é uma ciência social, sendo assim necessita de princípios comuns no meio contábil, e que sejam seguidos. O patrimônio é o objeto da Contabilidade. Na sociedade, precisamos reconhecer as diferenças entre o patrimônio dos sócios e o da pessoa jurídica, pois ambos têm obrigações legais diferentes. Quando um funcionário efetuar uma ação trabalhista, por exemplo, deverá ser contra a pessoa jurídica empregadora e não contra seus sócios.

Os Princípios de Contabilidade são modelos a serem seguidos por todos os profissionais que trabalham com contabilidade. Os princípios são decorrentes da observância da aplicação das técnicas contábeis e práticas contábeis, tendo como objetivo tornar as informações contábeis divulgadas, confiáveis e úteis para os interessados; representam a essência dos preceitos e doutrinas relativas à Ciência da Contabilidade.

No Princípio da Entidade é essencial que se faça a separação entre o patrimônio pertencente à empresa e o pertencente aos seus proprietários. Resolução CFC nº 750 de 29 de dezembro de 1993: “Art. 4°; O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil”.

O Princípio da Continuidade de acordo com Reis (2004, p. 157), baseia-se na idéia de que, as entidades jurídicas, têm vida ilimitada, até que um acontecimento qualquer venha gerar a sua descontinuidade. Resolução CFC nº 750 de 29 de dezembro de 1993: “Art. 5°; A CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas”.

No Princípio da competência as receitas e despesas devem ser registradas no mesmo período em aconteceram, ou seja, a qual pertence independentemente do recebimento ou pagamento.

De acordo com o regime de competência, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo caixa, o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores, ou seja, o registro do documento se dá na data do fato gerador, receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorreram; independente de recebimento ou pagamento. As Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como um parâmetro adequado, deste modo, sendo obrigatório no meio empresarial.

Na apuração em regime de caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, ou seja, somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passarem pelo caixa, os recebimentos e os pagamentos somente serão reconhecidos quando efetivamente efetuar o pagamento ou o recebimento em dinheiro, o regime de caixa é mais utilizado em entidades públicas.

Os métodos de avaliação de estoques influenciarão no total do lucro em um determinado período. Sem alterar outros fatos, quanto maior o estoque avaliado ao final, terá maior lucro e menor prejuízo; e quanto menor o estoque avaliado ao final, terá menos lucro e mais prejuízo.

O método de avaliação de estoque por Custo Médio, também chamado de custo médio ponderado é fundamentado na aplicação dos custos médios ao invés de custos efetivos, os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.

O método PEPS - o primeiro que entra é o primeiro que sai; do inglês FIFO – first in, first out. Quando ocorrem as vendas, iremos baixar no estoque a partir das primeiras compras, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser empregada no procedimento de produção ou a ser vendida. As saídas são confrontadas com os custos mais antigos. Uma das vantagens deste método é que se algum tipo de material está sujeito a deterioração, não correrá grande risco de perdê-lo.

O UEPS significa o último que entra, primeiro que sai; traduzida da sigla LIFO – last in, first out –, ou seja, as unidades mais recentes acrescentadas serão as primeiras a serem vendidas. Portanto, o estoque final consistirá nas unidades mais antigas e será avaliado ao custo destas unidades. Uma de suas virtudes é que procura determinar se a empresa apurou, ou não, adequadamente, seus custos correntes em face da sua receita corrente, o estoque é avaliado em termos do nível de preço de quando foi introduzido ao estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com