TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar tem a finalidade de analisar o vídeo mencionado com a realidade em que vivemos referentes às questões sociais. Mostra como vivemos em um país onde a diferença social, econômica e cultural é explicita.

2 O INVISÍVEL ESTÁ AOS NOSSOS OLHOS

O vídeo crianças invisíveis traduz claramente a realidade em que vivemos em nosso país, onde crianças são largadas a própria sorte, tornando-se invisíveis para a sociedade, tendo sua infância perdida e seus direitos violados. Vivem pelas ruas pedindo ou vendendo algo para seu próprio sustento, ou mesmo de toda a família, correndo o risco de serem atropeladas e violentadas. Muitas acabam no mundo do crime, já que são vistas pela sociedade como marginais. Na maioria das vezes é a própria família que induz a criança ir para a rua, umas pelas condições financeiras e outras por sofrerem maus tratos. A realidade é que o descaso da nossa sociedade, que é tão capitalista e egoísta está “escancarado”, e podemos ver isso não somente nas crianças que vivem nas ruas, mas também na falta de um atendimento de qualidade nos hospitais e postos de saúde, nas escolas precárias que existe em todo país. E por aí vai o descaso desses que nem ao menos se esforçam para que, pelo menos fosse amenizada a miséria do país.

O vídeo mostra a vida de duas crianças que saem pelas ruas catando papelão, latinhas e outros materiais recicláveis para vender, mostrando que não precisam tirar nada de ninguém, sonham com um futuro melhor, e mesmo passando por diversas situações críticas não perdem a essência de criança. O vídeo usa imagens de grandes prédios e grandes empresas que praticamente escondem os barracos das favelas, mostrando a força que tem do dinheiro. E quando João fala que só caiu no buraco porque aquele motorista queria a rua somente para ele, é isso mesmo que acontece em nossa sociedade, quanto mais se tem mais se quer. E o resto? O resto que caia no buraco.

A desigualdade social infelizmente está em todo lugar, seja bairro, cidade, estado e país. Um exemplo dessa desigualdade está nas penitenciárias e instituições de menores cada vez mais lotadas, tudo devido a essa desigualdade que vem crescendo cada dia mais. Não adiantam criar estatutos e leis se eles só ficam no papel, ou só beneficiam deles quem tem poder aquisitivo maior. É preciso fazer com que as políticas públicas implantadas no Brasil se tornem suficientes para que a qualidade de vida da população de um salto. Temos que fazer valer nossos direitos, exigindo e cobrando das autoridades nosso valor na sociedade. E o trabalho do assistente social é justamente esse, orientar as pessoas que passam por determinado problema social a buscar seus direitos como cidadão. Um trabalho nada fácil, já que, o assistente social não atua de forma isolada de outros profissionais, por estar inserido em um processo coletivo de trabalho para atender as demandas postas pelo sistema capitalista.

3 CONCLUSÃO

Podemos notar que apesar de estarmos no século XXI, ainda é preciso fazer muito para que a realidade da desigualdade social se modifique em nosso, e em muito outros países. E que se temos deveres, temos muito mais direitos, e para que eles se cumpram é necessário lutar por eles.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com