TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Oferecido

Casos: Trabalho Oferecido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

que operacionalizava a atividade por intermédio da Comissão do Trigo. Isso gerava todo um processo burocrático e custoso. Após 23 anos de regulamentação oficial, os moinhos brasileiros de trigo passaram a conviver com a concorrência e a abertura de mercado (MENDES, 2002).

A outra pressuposição é de que os empresários buscam a maximização do lucro. Em determinados momentos as empresas focam outros objetivos como participação no mercado e o nível de produção. Porém, o objetivo final certamente será a maximizar lucros.

Por fim, a terceira pressuposição, quando se analisa o mercado, vem do lado dos consumidores que leva em conta que estes procuram maximizar a satisfação ao dispor suas rendas entre diversos produtos, com preços e características diferentes. Dessa forma, os consumidores levam em consideração, sobretudo, as questões preço e qualidade. Maior será a satisfação do consumidor se ele puder comprar produtos de qualidade por preços baixos. Em consequência da restrição de renda, muitas vezes os consumidores necessitam adquirir bens de qualidade inferior, por estes estarem dentro de suas possibilidades.

Uma vez conhecida às pressuposições na análise do mercado, vamos fazer uma definição mais abrangente do conceito de mercado. De acordo com Mendes (2002), deve-se entender por mercado uma área geográfica dentro da qual vendedores e compradores realizam a transferência de propriedade de bens e serviços. Em análise econômica, o termo mercado envolve um espaço em que as decisões dos compradores (consumidores) podem afetar sensivelmente as decisões dos vendedores (produtores), e vice-versa. Assim, todos os compradores e vendedores devem ser capazes de se comunicar, de trocar produtos e de se expor aos sinais de um preço similar. Normalmente, pensa-se em mercados como áreas geográficas, mas na realidade existem três tipos de mercados: (a) os mercados geográficos, que incorporam a utilidade de lugar (por exemplo, o mercado brasileiro); (b) os mercados de um produto, que incorporam a utilidade de forma (por exemplo, o mercado de automóveis); (c) os mercados temporais, que incorporam a utilidade de tempo (por exemplo, o mercado de soja em junho). A escolha da definição de mercado depende do problema a ser analisado. Por exemplo, às vezes é desejável estudar o preço recebido pelo produtor de milho no oeste do Paraná, mas, outras vezes, é necessário analisar o preço do milho no mercado internacional.

As principais características de um mercado são os processos de troca e de formação de preços. Os limites de um mercado são definidos pelo grau de interdependência de compradores e vendedores em relação a tempo, forma e espaço, e essa interdependência é medida pela sensibilidade a preço (MENDES, 2002).

Convido-o a assistir o filme do link abaixo, que fala e mostra um pouco do sistema capitalista. Isso vai lhe fazer pensar um pouco mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com