TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Qualqer

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Qualqer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Discute-se a questão da diferença na educação, através de trabalhos apresentados por pesquisadores na 25ª Reunião da ANPEd, focalizando os campos das relações étnicas, geracionais, de gênero, assim como das diferenças físicas e mentais. Tendo como referência Bhabha, Pierucci, Scott, Skliar, entre outros, busca-se compreender as motivações construídas nos processos identitários relativos à diferença. Conclui-se que as novas perspectivas emergentes de compreensão das diferenças indicam uma visão mais complexa do diferente, para além do paradigma da diversidade. Deste modo, surge o campo híbrido, fluido, polissêmico, ao mesmo tempo promissor, da diferença, que se constitui nos entrelugares das enunciações de diferentes sujeitos e identidades sócio-culturais.

O tema da diferença e da identidade cultural aparece com muita força no campo da educação. Um dos indicadores da atualidade do tema é sua presença nos trabalhos que estão sendo discutidos durante esta 25a. Reunião da ANPEd. Dos 491 trabalhos inscritos para esta reunião, identificamos cerca de setenta que discutem questões relacionadas ao tema das diferenças na educação, no campo das relações étnicas, geracionais, de gênero, assim como das diferenças físicas e mentais.

No campo das relações interétnicas, uma quantidade significativa de trabalhos apresentados em vários GTs focaliza os indígenas, sobretudo na Amazônia. No GT21 Relações Raciais/ Étnicas e Educação se concentram trabalhos que estudam a problemática relacionada aos afro-descendentes. A candente e atual questão da inclusão/exclusão social e escolar de sujeitos estigmatizados por suas diferenças mentais e físicas motivou a apresentação de muitos trabalhos com enfoque crítico, particularmente no GT15 Educação Especial. Poucos trabalhos focalizam relações de gênero. Sobre diferenças entre gerações, alguns textos discutem a questão da infância (principalmente no GT07 Educação da Criança de 0 a 6 anos) e vários sobre a juventude, mas não encontramos nenhum que focalize a terceira idade. Verificamos, também, uma riqueza de trabalhos teóricos relacionados à questão da interculturalidade, exclusão/inclusão, diferenças culturais, construção de identidade e discussões sobre a pluralidade cultural no currículo escolar.

Logo ao primeiro exame dos textos, torna-se evidente a clara preocupação com o entendimento e enfrentamento dos estereótipos, preconceitos, discriminações e racismo, assim como dos processos de inclusão e exclusão social e institucional dos sujeitos diferentes.

Racismo e discriminação

A discriminação racial, ou racismo, “consiste em sustentar 1) que existem raças distintas; 2) que certas raças são inferiores (normalmente, intelectualmente, tecnicamente) às outras; 3) que esta inferioridade não é social ou cultural (quer dizer adquirida), mas inata e biologicamente determinada” (Torla, 1997, p. 31). A discriminação racial traduz toda a forma de tratamento desfavorável destinada a uma pessoa ou ao grupo étnico que esta representa. Traduz determinados juízos intencionais construídos pelos grupos para especificar uma etnia. A explicitação do racismo em forma de juízo ajuda na sustentação das ações discriminatórias que tenham como base as características étnicas. Portanto, discriminação racial significa todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com