TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Boa Alimentação

Trabalho Universitário: Trabalho Sobre Boa Alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

Tema: A importância da boa alimentação

 Como se alimentar bem?

Independente da profissão, da idade e do nível social, o ser humano é desafiado a trabalhar, estudar e de ter uma vida social se alimentando bem, apesar do pouco espaço de tempo que o indivíduo possa ter para preparar ou escolher suas refeições. Comer bem e melhor reflete diretamente na saúde e no bem estar do ser humano.

Em nível nutricional, a pessoa necessita ingerir carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais, dentre outros nutrientes kpara manter o bom funcionamento de seu organismo, porém, pela falta de tempo ou condições nem sempre é possível consumir cada nutriente de maneira equilibrada.

Segundo pesquisa recente do CPH Health Solutions, 55% dos trabalhadores, principalmente os executivos, costumam consumir mais alimentos ricos em gorduras, consequentemente, 42% estão acima do peso, e somente 28% mantêm uma dieta de qualidade.

Você precisa se alimentar de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Exemplificando:

CARBOIDRATOS são os pães, cereais, batatas, massas e algumas frutas contém boas quantidades. Estes carboidratos nos fornecem energia, que geram disposição e são combustíveis para nossosmúsculos, além de ajudar na recuperação destes, pós-treino. Mas faça boas escolhas, prefira os integrais, são os que possuem mais fibras, por exemplo: prefira pão integral ao pão branco;

PROTEÍNAS são as carnes vermelhas, de aves, de peixes, são os ovos, leite e derivados, e acredite se quiser: soja e feijões também são boas fontes de proteínas. Estes são preciosos para a construção (ganhar músculo) e reparação dos nossos músculos. Se você é carniívoro, e consome todo dia uma carninha, não se preocupe em exagerar para garantir grandes músculos. Você precisa aliar este tipo de alimento com os Carboidratos, para consumir até 2 horas após seu exercício;

LIPÍDIOS são popularmente conhecidos como as gorduras. São as margarinas, manteiga, azeite, oleaginosas, abacate (gordura boa), queijos amarelos, frituras, carnes gordas e recheios cremosos. Estes, incentivando ainda mais você: devem aparecer em menor quantidade no seu cardápio! Não retire-os totalmente! Pois, as gorduras têm funções importantes e essenciais no nosso organismo e metabolismo. Acredite que estes também fornecem energia para o seu exercício. Pois pense: se você está acima do peso e capricha mais da alimentação (com restrições), você acha que você está tirando força para a prática do exercício de onde? Mas você pode fazer boas escolhas deste tipo de alimentos, prefira as boas fontes, como a de gordura vegetal (azeites) e peixes (salmão, pescada, etc);

VITAMINAS E MINERAIS, são tão importantes quanto os alimentos que falamos acima. Você encontra em maiores quantidades em alimentos frescos e naturais como nas frutas, verduras, legumes, sementes, cereais , leite, castanhas, etc. Alguns praticantes de atividade física preocupam-se tanto com CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDIOS, que se esquecem dessas “poções mágicas”. Sim! Elas são fundamentais pois regulam e organizam todo o nosso metabolismo. Estão envolvidas no processo de queima de gorrdura, síntese de proteínas (que é a fabricação de proteínas/músculos), produção de energia, além de agirem na saúde dos ossos e alguns serem antioxidantes (eliminam substâncias ruins e retardam o envelhecimento);

LÍQUIDOS são essenciais! Água, sucos naturais, chás, leite, iogurte, etc. Somos praticamente 70% líquidos! Nosso metabolismo precisa, assim como nossos rins e músculos! Consuma durante o seu dia, antes, durante e depois do exercício;

A alimentação diária deve ser caprichada. Faça suas principais refeições, café da manhã, almoço e jantar com quantidades não exageradas. Pois ao longo do dia você terá um lanche da tarde e umaceia (3 horas depois do jantar ou antes de dormir), que seriam refeições rápidas, como frutas,iogurtes, gelatinas com frutas, vitaminas, etc.

 Causas da má alimentação no organismo

Os nutricionistas afirmam que, quando uma pessoa fica longos períodos sem comer, ela come além do necessário na refeição seguinte, sem selecionar os nutrientes com qualidade, gerando desperdício de comida na geração de energia que se armazena como gordura no corpo. Para melhorar a alimentação, é aconselhável buscar a orientação de um nutricionista para determinar os melhores nutrientes para os melhores horários, criando um cronograma personalizado.

Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doença.

Veja a seguir algumas doenças causadas por uma alimentação inadequada:

Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.

Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de atividade física regular. Esse é o caminho para ter excelentes resultados.

Colesterol elevado

O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.

Como prevenção e tratamento desta doença é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, evitar também alimentos industrializados ricos em gordura trans e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente.

Gastrite

Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com