TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Depressão

Por:   •  9/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 6

1.DEPRESSÃO

Anteriormente conhecida como melancólica, a palavra era usada só para determinar estados mentais, em 1995 a Depressão é considerada um transtorno psíquico e hoje é a doença que mais atinge a sociedade.

1.2.O que causa a Depressão ?

Até hoje não se sabe ao certo o que causa a Depressão, mas acreditasse que as células se comunicam , o que faz essa comunicação entre elas é a substância química chamada neurotransmissores, que saem de uma célula e se liga a membrana de outra célula é nesse último momento de ligação a outra que ocorre o “erro”, causando os problemas psiquiátricos.

1.3.Sintomas da Depressão

Os sintomas de uma pessoa deprimida são muitos e acontece variações de uma pessoa para outra, esses sintomas são: desconforto, abatimento, incapacidade, preocupação, desânimo, desamparo, enorme sofrimento interior, perca de apetite, perca de peso, insônia, pouca concentração, muito sono, sentimento de culpa, vontade de morrer, dores no corpo, muita agitação, ter medo de morrer, etc.

1.4. Tipos de Depressão

Existe seis tipos de depressão diagnosticadas, e vamos descrever como se caracteriza, a Distimia, Endógena, Psicótica, DAS e Existencial.

A Distimia é caracterizada por sintomas de depressão em longo prazo (2 anos ou mais), porém esses sintomas não são tão intensos e incapacitantes, mas pode impedir a pessoa de se sentir bem e mesmo depois da cura, ela pode voltar e a pessoa sentir outras vezes os sintomas da depressão ao decorrer da sua vida.

A Endógena possui gênese biológica não importando se existe ou não o fator psicogênico desencadeante.

A Psicótica ocorre quando uma depressão severa é acompanhada de alguma forma de psicose, como rompimento com a realidade, alucinações e delírios.

DAS é um transtorno afetivo sazonal, o qual é caracterizado pelo aparecim2ento de transtornos depressivos durante o inverno, onde pessoas moram em países que passam muito tempo no escuro e sem a luz natural. Os sintomas depressivos somem durante a primavera e verão. Ele pode ser tratado com terapia da luz, porém nem todos os pacientes respondem somente a esse tratamento é preciso o uso de medicamentos e psicoterapia.

Na Depressão Existencial o paciente busca encontrar a si mesmo e surge o interrogação do mundo que o cerca; buscando um sentido para tudo podendo assim fracassar na busca.

1.5.Tratamentos para Depressão

“O tratamento da depressão requer um diagnóstico qualificado e uma avaliação médica antes de ser iniciado, juntamente com uma aliança terapêutica sadia. ( Hirschfeld Goodwing, 1992).”

O tratamento Farmacológico dos quadros depressivos é preciso, primeiramente uma avaliação médica do tipo da depressão, para saber qual o medicamento a ser usado para o tratamento e as quantidades necessárias.

O tratamento Psicoterapico é um dos elementos mais importantes a ser considerado no tratamento do paciente deprimido, pois é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse q que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar, também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil com o luto, ou divórcio.

A terapia Eletroconvulsoterapia (ECT) foi adotado esse método nos anos 30 é um tratamento eficaz e seguro, indicado para alguns tipos de depressão. Geralmente é utilizado quando as medicações não provoca nenhum efeito ou quando há excesso de efeitos colaterais das mesmas . A ECT promove disparos rítmicos celebrais autolimitados, com isso, ocorre um equilíbrio nos neurotransmissores.

1.6.Doenças que causam Depressão

Qualquer doença que faça as células do cérebro ter um desequilíbrio pode causar o desenvolvimento da Depressão, doenças como: alteração de tireóide, tumores, acidentes vasculares cerebrais, pancadas no crânio, cirurgias cardíacas, alterações nos hormônios sexuais e no fígado.

Não que sabe ao certo o que causa Depressão, mas talvez seja a forma que os medicamentos agem no cérebro.

2.Depressão na atualidade

Em cada época vivemos de uma forma e na atualidade não é diferente, passamos por transformações politicas, sociais, ideologias, culturais, etc. e isso causa no indivíduo uma subjetividade cultural e individual, essas mudanças são conhecidas como transformações socioculturais.

É causado um “mal-estar” no nosso dia a dia, por causa da não realização das necessidades e com a passagem da modernidade para a pós modernidade só aumenta. O tempo acelerado, muitas informações ao mesmo tempo e a forma rápida que elas chegam, a “liberdade” individual que causa insegurança e a procurar pela felicidade.  Causam ansiedade e aflições. A nova sociedade se vê insegura e o indivíduo não consegui definir uma identidade sólida, pois acontece uma constante movimentação e a estabilidade nunca é alcançada.  Mesmo que alcance algo que queira acaba surgindo a incerteza, quando vence essa incerteza, surge a duvida, por não saber se fez a escolha certa diante de tantas opções. As conquistas não duram para sempre e isso faz o indivíduo aumentar sua ansiedade, voltando a buscar novamente algo mais atraente, do que já tinha alcançado e muita das vezes ele nem perdeu o que alcançou no primeiro momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com