TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Manifestações

Projeto de pesquisa: Trabalho Sobre Manifestações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

1-INTRODUÇÃO

Em junho de 2013, manifestações populares e protestos incendiaram o cenário brasileiro. Houve a revolta da população para melhoria em diversos sentidos como: Saúde, educação, transportes e saúde pública.

Milhares de pessoas de diferentes classes sociais abraçaram essa causa e reinvidicaram seus legítimos direitos.

Este trabalho tem por objetivo abordar tais manifestações ocorridas e seu real motivo

2 DESENVOLVIMENTO

Em junho de 2013, aconteceu no Brasil umas das maiores manifestações já vistas no século XXI; brasileiros saíram nas ruas protestar em busca de chamar a atenção para diversos problemas que o país enfrenta. Inicialmente, houve o aumento das passagens de ônibus em inúmeras cidades do estado de São Paulo o que resultou na indignação da população, pois além do preço aumentar, as condições que os transportes se encontravam eram precárias e com superlotação de passageiros!

È valido ressaltar que o povo brasileiro é pejorativamente reconhecido como “acomodados”, o que surpreendeu as autoridades responsáveis em acalmar tal reviravolta. A mídia de forma geral exprimiu sua perplexidade diante das manifestações de junho de 2013; não se entendia de onde vieram e por que vieram os grandes problemas que sempre atormentaram o país se de acordo com as autoridades estes estavam com soluções bem encaminhadas e reinava a estabilidade política.

O alcance que as manifestações tiveram foi enormel. Isso nos remete as lembranças dos protestos que envolveram o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello em 1992 com todos aqueles jovens com as caras pintadas pedindo para que este presidente renunciasse. Após essas manifestações o Governo Brasileiro se viu obrigado a tomar alguma medida para que todo esse caos diminuísse, e a única solução possível naquele momento foi atender todas essas reivindicações, ou pelo menos algumas delas.

É direito de todo cidadão expressar- se livremente, nesse sentido a própria Constituição Federal reconhece isso e, além de ser um direito reconhecidamente fundamental, também serve em qualquer país reconhecido como democrático como suporte e sustentação da própria democracia aí existente.

Mas em reposta a grande reviravolta ocorrida no pais nesse periodo o governo brasileiro anunciou várias medidas a fim de tentar atender às reivindicações dos manifestantes; O Congresso Nacional votou uma série de concessões (a chamada "agenda positiva") ,dentre eles, a corrupção passou a ser considerado um crime hediondo, houve ainda a revogação dos aumentos das tarifas do transportes públicos em varias partes do pais, onde o preço voltou a ser o era antes.

Se fizermos uma retrospectiva histórica, podemos encontrar na história brasileira algumas manifestações que conseguiram alcançar seus objetivos:

• Como já citado acima em 1992 houve o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. Frente aos fortes indícios de corrupção em seu governo, a juventude conhecida como “caras pintadas” pedia a saída do presidente, que havia sido o primeiro eleito por voto direto após o fim da ditadura civil-militar. Collor pediu a renúncia do cargo, assumindo em seu lugar o vice-presidente Itamar Franco.

• Campanha pelas “Diretas Já!”, sendo iniciada a partir de 1983. O objetivo era a provação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com