TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Moradores de Rua

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  1.658 Visualizações

Página 1 de 7

SERVIÇO SOCIAL

ALUNO

MORADORES DE RUA: ESQUECIDOS PELA SOCIEDADE

CIDADE

2016

SERVIÇO SOCIAL

ALUNO

MORADORES DE RUA: ESQUECIDOS PELA SOCIEDADE

Projeto de TCC para realização do Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Serviço Social da Universidade, como requisito parcial para Formação de Assistente Social.

Orientador:

        

CIDADE

2016


MORADORES DE RUA: ESQUECIDOS PELA SOCIEDADE

ALUNO

RESUMO

A com o aumento populacional nas grandes cidades, a falta de trabalho e retrocesso no crescimento econômico vem criando situações de privação social, ocorrendo problemas relacionados ao desemprego e à insegurança pessoal, havendo situações de imensa pobreza. Este quadro de exclusão se compõe em categorias, sendo uma delas a de moradores de rua. O estudo escolhido para este Projeto de TCC foi sobre as formas de exclusão e esperanças de reinserção social no contexto da população adulta em situação de rua. Utilizou-se como base a perspectiva da desfiliação, de Robert Castel, com diversas abordagens de categorias vistas na realidade do nosso país.

PALAVRAS-CHAVE: moradores de rua.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................5
  2. CRESCIMENTO DE MORADORES DE RUA NO PAíS..................................6
  3. O QUE LEVA UMA PESSOA A SE TORNAR MORADOR DE RUA?............7
  4. MORADOR DE RUA e POLÍTICAS PÚBLICAS .............................................7
  1. SERVIÇO SOCIAL…………………………………………………………………7
  2. CONCLUSÃO...................................................................................................9
  3. REFERENCIAS..............................................................................................10
  1. INTRODUÇÃO

Em nosso meio social, os indivíduos manifestam seu lugar a determinados grupos sociais conforme características parecidas que os identificam, sejam no seu bairro ou no meio familiar. O sistema de produção capitalista moderno, que geram incluídos e também excluídos na sociedade, sendo assim aumentou este quadro com o advento da globalização, o qual estabelece constantes desequilíbrios entre os atores envolvidos neste processo.

A exclusão tornou o individuo vulnerável nas relações estabelecidas pela sociedade, aumentando as injustiças sociais. Nesses ultimo tempos novos espaços vão sendo conquistados pela globalização sem o devido controle e, desta forma, a proteção social só tem a garantia pelo aparato estatal, existem tentativas de assegurar os benefícios sociais, ainda que falhos, para a população, no enfrentamento desse problema.

Para o sociólogo francês Robert Castel, a exclusão é o resultado de um processo de uma divisão do indivíduo com seu grupo social intimo, devido a o percurso escolhido de vida, e que não tem os resultados no modo de produção do capital.

“Sua situação mais comum é a degradação de um status anterior” (CASTEL, 2000, p.23), ou seja, a perda de vínculos num grupo de inserção.

A acumulação populacional nas cidades grandes, as mudanças no setor industrial e o pouco crescimento econômico estão criando problemas, relacionados ao desemprego, à desorganização, a violência urbana e à insegurança pessoal que culminam em situações comuns de exclusão.  

O conceito de “exclusão social” pode ser aplicado aos moradores de rua, pessoas em situação de extrema pobreza e com histórico de nomadismo urbano, habitando em espaços públicos Muitas vezes nestas situações para o resto da vida.

Estes indivíduos excluídos foram classificados numa nova categoria, justificando a necessidade de enfrentamento das adversidades sociais devido a falta de soluções de maneira satisfatória pois...

 

“...a exclusão repousa sobre regras e critérios, que só foram possíveis de acontecer devido a situações de vulnerabilidade dadas pela degradação das condições de trabalho.” (CASTEL, 2000, p.40).

Diante da temática da questão social em termos de exclusão, quais os fatores que levaram estas pessoas a habitarem as ruas e, num segundo momento, de serem acolhidas pelos abrigos? É importante entender as relações neste cotidiano em particular, para que sejam oferecidos subsídios na discussão de políticas públicas de proteção social que possam ser realmente efetivas, buscando suprir as redes de pertencimento destes atores no combate ao crescente processo de exclusão, que é reproduzido a cada dia.

Estes abrigados seriam os excluídos de nossa sociedade, pela incapacidade de serem absorvidos no mercado de trabalho conforme o modelo de produção atualmente imposto na sociedade, tendo como agravante a “globalização” deste sistema produtivo e a concentração de riquezas por uma minoria, levando a um quadro grave de desemprego,  que gera por conseqüência  a ruptura de vínculos familiares e comunitários, sem que haja uma perspectiva de transformação desta realidade.

Em contrapartida, tais instituições buscariam reinserir através de políticas públicas esses excluídos ao convívio social e ao mercado de trabalho.

  1. CRESCIMENTO DE MORADORES DE RUA NO PAíS

        Pode-se afirmar que a aparição da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que a cada dia atinge cada vez mais as pessoas que não se enquadram no atual economia do pais, cobrando do trabalhador uma qualificação profissional, de pouco acesso à maioria da população.

Não tem como ignorar que a cada ano mais pessoas utilizam as ruas como moradia, gerando assim diversas situações como ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da auto-estima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com