TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Prostutuicao

Por:   •  4/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Estamos diante de dois problemas muito polémicos que afectam a sociedade, a prostituição e os guardas-nocturnos, sendo actualmente actividades praticadas com mais frequência devido a factores diversos.

Ao passo que a prostituição é uma das actividades muito antiga que vem sofrendo transformações desde os tempos passados. O mesmo verifica-se nasituação dos guardas-nocturnos, eles que desde muito tempo desempenharam um papel muito importante na segurança pública.

As causas, as consequências, a análise social e mais itens relacionados a estes dois problemas, especificaremos com mais clareza e em detalhes no decorrer do trabalho.

Profissão – Conceito

Profissão é uma actividade que se exerce com base em um nível de qualificação, média, técnica ou superior. Mas também pode ser constituída de qualificações informais, chamadas "empíricas" - pela prática - de longa aprendizagem. Mas em qualquer caso deve ter uma especificidade técnica ou científica, permitindo algum grau de autonomia profissional e de exigência de responsabilidades. Assim, para ser profissão, deve haver o reconhecimento formal pelas entidades públicas administrativas, pelo próprio mercado de trabalho ou pela prática social.

O profissional, seja de que área for, deve ter a consciência da importância de seu trabalho para o meio em que vive.  

  • A profissão deve trazer renda, mas também dar prazer;  
  • A profissão deve gerar riqueza, mas também remuneração;  
  • A profissão deve ser um sacerdócio, mas também enobrecedora e dignificante;  
  • A profissão deve dar orgulho, mas deve ser actualizada;  
  • A profissão deve se mirar no resultado do seu trabalho, mas sobretudo, deve ser exercida com alegria, dinamismo, respeito as pessoas e ao meio ambiente.  
  • A profissão é, enfim a "secondlife" de toda pessoa.  

É preciso pois saber separar o profissional do ser humano, mas também é preciso saber integrar o ser humano ao profissional, para que não seja uma actividade mecanizada, mas humanizada.

Actividades Formativas

As Actividades Formativas são constituídas de actividades complementaresem relação ao eixo fundamental do currículo, objectivando sua flexibilização.

As Actividades Formativas fazem parte da flexibilização dos currículos, devendo estar contempladas nos Projectos Pedagógicos de cada Curso de Graduaçãoe de ensino profissionalizante, visando o enriquecimento da formação acadêmico-profissionaldos alunos.

As Actividades Formativas devem contemplar a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, assegurando seu carácter interdisciplinar, em relação às diversas áreas do conhecimento, respeitando no entanto, o Projecto Pedagógico de cada Curso.

Prostituição

A palavra é de origem latina, "prosto ere" significa "expor para vender" ou "colocar a venda".

SANCHES (2006) a prostituição pode ser definida como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais,  afectivos ou prazer.

História da Prostituição

A origem do fenómeno da prostituição não tem data precisa na história da humanidade, mas foi nas civilizações avançadas da Antiguidade que se desenvolveu sob a forma tipicamente comercializada. Ao longo dos anos, assumiu novos contornos influenciados por condicionamentos económicos, culturais e religiosos, apesar disso, sobre todos eles houve um denominador comum: a prostituição como uma alternativa simples e primitiva de luta da mulher pela sobrevivência.

Durante os séculos XVIII e XIX, além de levar a industrialização aos países ocidentais, a revolução económica também provocou o êxodo rural e o aumento do desemprego, agravando as condições de pobreza e promiscuidade das aglomerações urbanas, ocasionando o florescimento sem precedentes da prostituição por toda a Europa, em especial nas grandes cidades da Espanha e da França (SANCHES, 2006).

O crescimento do número de mulheres prostituídas levou ao controle do problema pelas autoridades, através de uma série de fiscalizações, como a inspecção vaginal mensal por um médico da polícia (se estivessem infectadas com alguma doença venérea, eram confinadas em um hospital-prisão).

Na Espanha do século XIX, época em que viveram Pe. Serra e Madre Antónia, havia duas correntes de pensamento à cerca da prostituição: a primeira via o fenómeno como fatalismo orgânico degenerado (a mulher prostituída era considerada enferma, anormal, vítima de uma degeneração, sendo assim, incapaz de trabalhos regulares). A segunda entendia a prostituição como uma determinação social (eram mulheres miseráveis, fruto da pobreza), explica Irmã Roseli da Congregação de Irmãs Oblatas em Belo Horizonte (MG). (SANCHES, 2006).

Causas da prostituição

Muitas mulheres entram para a prostituição muito cedo, às vezes ainda criança. Essa prática pode ser incentivada pela própria família que busca recursos financeiros para sobreviver e por isso, explora a criança e a coloca em uma situação de violência.

Para entender a prostituição é preciso analisar a organização social. Ou seja, quais motivos levam as mulheres para essa actividade, para o comércio do corpo. Entre os factores estão as desigualdades sociais no País, ou seja, a existência de um sistema económico falho, onde poucos têm muito dinheiro e muitos mal conseguem sobreviver.

Outro factor que estimula essa prática é a busca por uma boa condição financeira que permita uma maior possibilidade de consumo, independente das regras estipuladas pela sociedade. Ou seja, não importa se a actividade é imoral ou ilegal, o que vale é o dinheiro que vai ser adquirido e que pode ser usado para sustentar uma família.

Além disso, muitos veículos de comunicação, como programas televisivos e anúncios publicitários, promovem uma valorização exagerada do corpo e da sexualidade, exibindo a mulher como se fosse um produto.

Consequências da prostituição

Além da degradação espiritual e moral que provoca, tanto individualmente, quanto socialmente, a prostituição é um dos maiores sistemas usurpadores de vida. As redes de prostituição no mundo, mesmo as legalizadas, movimentam o 3º maior volume de dinheiro com tráfego no mundo, perdendo apenas para drogas e armas.

A práticada prostituição leva a problemas sociais, como:

– Abuso de menores

– Exploração sexual de menores, inclusive pelos próprios pais

– Disseminação de doenças sexualmente transmissíveis

– Aumento dos casos de aborto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com