TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 2

Conteúdo Programático: Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social.

Referência(s) www.youtube.com.br (Aula Magna com a Dr. Yolanda Guerra com o tema

Instrumentalidade do Serviço Social) Bibliográfica(s): GUERRA Y. A Instrumentalidade

Do Serviço Social Cortez, 1995

Com base no vídeo da palestra da professora Assistente Social Yolanda Guerra “Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social”, percebe-se que para um entendimento é preciso aprender o processo sócio-histórico da profissão e como a instrumentalidade foi se desenvolvendo e modificando-se no decorrer do tempo no âmbito do Serviço Social.

Inicialmente o Serviço Social vai surgir pela necessidade da classe capitalista de inclusão da classe proletária, sendo estas contrárias e em conflitos, com interesses divergentes. É neste cenário que o Serviço Social vai se inserir na divisão sociotécnica do trabalho em um quadro de processos políticos, econômicos e culturais no período dos monopólios.

Dava-se um momento onde os trabalhadores vendiam sua força de trabalho em troca de um salário pago pelos capitalistas possuidores dos meios de produção, onde os produtos não tinham mais apenas valores de uso, mas, adquiriam valor de troca, onde aumentava cada vez mais a desigualdade das classes e a luta por lucros com a mercantilização das relações sociais.

O trabalhador vai se tonando um instrumento do capital para o seu pleno desenvolvimento, onde o ele vai ser dominado e explorado com a geração de mais-valia, que é o trabalho excedente não pago de onde vai se dar o maior lucro dos capitalistas.

Recursos didáticos utilizados: Palestra encontrada no site Youtube e apresentada na sala de aula.

Comentários e observações: Sem comentários para o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com