TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  31/5/2018  •  Resenha  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  2.608 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO LIVRO: A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL

AUTORA: YOLANDA GUERRA

NOME: MARIA ADELINA RODRIGUES         RA:4205748560

A autora teve como objetivo apresentar uma reflexao sobre a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social, onde ela refere-se á instrumentalidade como um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relaçoes sociais. Paraque a intevençao dos assistentes sociais não seja fragmentada, mas que possam modificar transformar e alterar tamto o cotidiano profissional, quanto o cotidiano sociais, dando instrumentalidade as suas ações.

A primeira vista relacionamos aos intrumentais tecnicas necessárias a prática, a instrumentalidade não referee ao conjunto de instrumentos e técnicas, mas a uma determinada capacidade constitutiva da profissão, construida e reconstruida no processo sócio-histórico. Todo trabalho social possui instrumentalidade social a qual é construida e reconstruída historicamente, pelo processo do trabalho os homens transformam a si mesmo e aos outros, pois esse processo implica manipulação, domínio e controle de uma materia natural que resulte na sua transformaçao, e è esse conjunto de atividade humana qua a autora define como práxis, o desenvolvimento do trabalho exige o desenvolvimento das próprias relações sociais e o processo de reproduçao social como um todo.

Para a autora a questão social esta sendo entendida como expressão do processo de formação e desenvolvimento das classes operárias e do seu ingresso no cenário da sociedade, exigindo seu reconhecimento enquanto classe por parte do empresariado e do estado. E no estágio monopolista do capitalismo que a questão social vai se tornando obrjo de intervenção sistemática  e continua do estado. Com isso, instaura-se um espaço determinado na divisão social e tecnica do trabalho para o Serviço Social.

A política social além de sua dimensão econômica-política, contitui-se também num conjunto de procedimentos técnico- operativo com a necessidade de profissionais em dois campos distintos, a execução e implementação das politicas sociais que se funda mercado de trabalho para os assistente sociais. Para que a política social mantenha sua contribuição para a produção e reprodução material e ideológica, necessita de  profissionais que lidam na parte de tais ações, atuando de forma direta nas necessidades básicas da  população que os procura. O assistente social trabalha  muitas das vezes com sua identidade atribuído pela própria entidade que lhe contrata.

A dimensão tecnica-operativo da profissão não se encerrar  em si mesma, reduzio fazer profissional á sua dimensão técnico-instrumental significa tornar o serviço social meio para o alcance de qualquer finalidade. As ações do assistente social implica intervenções provém escolhas, que passam pelas condutas da razão critica e da vontade dos sujeitos que inscrevem no campo dos valores universais. Tratar-se-á instrumentalidade como uma mediação que permite a passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e competente, como mediação a instrumentalidade permite também o movimento contrário, que os referência teóricos, explicativos da lógica e da dinâmica da sociedade, passam ser remetida a compreensão das particularidades do exercício profissional e das singularidades do cotidiano, reconhecer a instrumentalidade como mediação significa tornar o serviço social constituída de múltiplas dimensões: técnico-instrumental, teórico-intelectual, ético-politico e formativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com