TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho e Questão Social

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 9

                            [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CFCH-CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

ESS-ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO E QUESTÃO SOCIAL

PROF.º: HERIQUE WELLEN

 

“(...) O trabalho é, antes de tudo, em termos genéticos, o ponto de partida da humanização do homem, do refinamento de suas faculdades, processo do qual não se deve esquecer o domínio sobre si mesmo.”

                                                                                                            (Lukács, 1979).

 

“O animal identifica-se imediatamente com a sua atividade vital. Não se distingue dela. É a sua própria atividade. Mas o homem faz da atividade vital o objeto da vontade e da consciência. Possui uma atividade vital consciente. Ela não é uma determinação com a qual ele imediatamente coincide. A atividade vital consciente distingue o homem da atividade vital dos animais. Só por este motivo é que ele é um ser genético [...]. Unicamente por isso é que a sua atividade surge como uma atividade livre.”      

                                                                                       (Marx, 1993)

Ao professor Henrique Wellen da UFRJ, agradecemos por sua

dedicação e paciência para com nosso grupo

na orientação e realização deste trabalho.

TRABALHO: TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA E CONSTITUIÇÃO DO SER SOCIAL.

 

INTRODUÇÃO

 

      Trabalho é muito mais que tema ou elemento teórico de uma disciplina. Trata-se de uma categoria indispensável para compreender a economia, e fazer referência ao modo de ser dos homens e da sociedade. Refere-se ao problema da riqueza social, para os clássicos, o valor é produto do trabalho, que foi uma arma da burguesia na crítica do Antigo Regime. A teoria valor-trabalho serve para investigar e demonstrar o caráter explorador do capital em face do trabalho. É a categoria central para entender o próprio fenômeno humano social. Portanto o trabalhador se apropria do mundo externo, da natureza sensível, por meio do seu trabalho, tanto mais ele se priva dos meios de vida segundo um duplo sentido:

  1. Sempre o mundo exterior sensível deixa de ser um objeto pertencente ao seu trabalho, um meio de vida do seu trabalho;
  2. Que esse mundo cessa cada vez mais, de ser um meio de vida num sentido imediato, meio de subsistência física do trabalhador.

CONCEITO DE TRABALHO

      Trabalho é uma atividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria-prima, com o objetivo de produzir sua vida material. “O trabalho é um processo entre o homem e a natureza, onde o homem por sua ação, media, regula e controla seu metabolismo e a natureza”. (Marx, 1983). Com isso o homem, transforma a natureza e a si mesmo.

      Entretanto, trabalho propriamente dito, é entendido como um processo de relação entre homem e a natureza, os homens passam a produzir a sua vida e extrair dele riqueza social.

AS CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO.

      Conforme foi se estruturando e desenvolvendo ao longo de um larguíssimo decurso temporal, o que chamamos trabalho é algo substantivamente diverso dessas atividades. O trabalho rompeu com o padrão natural dessas atividades:

       I – O trabalho não se opera com uma atuação imediata sobre a matéria natural - exige meios, instrumentos que no desenvolvimento vão cada vez mais se interpondo entre os que executam e a matéria;

       II – O Trabalho não se realiza cumprindo determinações genéticas – ao contrário, passam a exigir habilidades e conhecimentos que se adquiri por repetições e experimentos e que transmite mediante aprendizado;

       III – O trabalho não atende a um elemento limitado e praticamente inviável de necessidades – não é de forma fixa, se é verdade que há um conjunto de necessidades que sempre deve ser atendida (alimentos, proteção contra intempéries, reprodução biológicas) as formas desse atendimento variam muitíssimo implicam o desenvolvimento, de novas necessidades.

       Essas características do trabalho não são próprias das atividades determinadas pela natureza; configura, em relação à vida natural, um novo tipo de atividade, exclusivo de uma espécie animal, por essa prática, diferencia-se e distancia-se da natureza. Quando essa atividade é completamente desenvolvida: é o trabalho.

RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA.

       A relação que o ser natural estabelece com a natureza é uma relação imediata –direta - interpõe qualquer tipo de instrumento, é uma relação mediada.

       Homem: ser natural e ainda mais, um ser social, sob formas variáveis na história. O homem transforma a natureza, passa a satisfazer as necessidades naturais e crescem as necessidades sociais, e quando não atendidas, passam a ocorrer transformações (Época de Transformações). Estabelecem uma relação mediada com a natureza, interpõe instrumentos (meios de trabalho). Os homens criam para atender determinados objetivos (produtos), transformam a natureza.

       Em relação à vida natural, o trabalho se distinguiu de outra atividade natural; refiro-me a citação de Marx, que esclarece a diferença:

“(...) Pressupomos o trabalho numa forma que pertence exclusivamente a homem. Uma aranha executa operações semelhantes à do tecelão e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colméias. Mas o que distingui, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele constrói o favo em sua cabeça, antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que já no inicio deste existiu na imaginação do trabalhador e, portanto idealmente. Ele não apenas efetua uma transformação da forma da matéria natural; realiza, ao mesmo tempo, na matéria natural, o seu objetivo.” (Marx, 1983).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com