TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho serviço social

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ARLETE RIBEIRO DOS SANTOS LOPES

CELINA MARTINS SOARES

EMERSON DE ANDRADE

JESSICA SILVA DINIZ

JORGE GONÇALVES DIAS

LILIANE NUNES DE OLIVEIRA

TATIANA HENRIQUE DE SOUZA

INDICADORES SOCIAIS E O SERVIÇO SOCIAL

Contagem

2014

ARLETE RIBEIRO DOS SANTOS LOPES

CELINA MARTINS SOARES

EMERSON DE ANDRADE

JESSICA SILVA DINIZ

JORGE GONÇALVES DIAS

LILIANE NUNES DE OLIVEIRA

TATIANA HENRIQUE DE SOUZA

INDICADORES SOCIAIS E O SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estatística e Indicadores Sociais, Economia Política, Psicologia Social, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II

Prof.: Clarice Kernkamp, Sergio Góes, Marilucia Ricieri, Paulo Sérgio Aragão

Contagem

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OS INDICADORES SOCIAIS FRENTE AOS SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO REGIONAL/ LOCAL 4

3. CONCLUSÃO 8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO

Devido às possibilidades geradas a partir da socialização dos meios de informação, torna-se imprescindível que o profissional busque o conhecimento sobre as ciências que estudam mecanismos quantitativos de análise, que aliados à experiência do assistente social e à velocidade de processamento consequência da informatização, tornam-se poderosas ferramentas para a análise dos fenômenos sociais, principalmente por auxiliar na construção de indicadores sociais.

Os dados estatísticos, como os obtidos através de registros administrativos, dados censitários, pesquisas, entre outros, são considerados como matérias-primas para o processo de construção do indicadores sociais.

Os indicadores sociais podem ser definidos como ferramentas que demonstram as disparidades de cada região, em um determinado espaço geográfico, possibilitando mapear as regiões mais ou menos desenvolvidas em diversos aspectos, como o econômico, politico, geográfico, sociais, entre outros.

Assim é através deste trabalho que buscamos identificar a importância dos indicadores sócias para a atuação do assistente social diante das demandas na contemporaneidade, visando identificar os principais aspectos sociais de uma determinada região escolhida.

2. OS INDICADORES SOCIAIS FRENTE O SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO REGIONAL/ LOCAL

No Brasil observa-se uma intensa discussão sobre Indicadores Sociais, tornando evidente a sua importância para o processo de gestão. Os indicadores sociais, que são medidas, geralmente estatística, usadas para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas, que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos e serviços sociais.

A sociedade transforma-se constantemente num processo de criação e recriação em um contexto sócio econômico e histórico e sua forma de gerir o social. Desse modo, a gestão social se refere a um processo dinâmico e contínuo o qual envolve ações, planejamento, execução e avaliação de serviços sociais num compromisso de construir respostas às necessidades sociais da sociedade.

Os indicadores sociais é o que nos permite conferir dados de acordo com as questões postas na realidade social, é uma atribuição de valor, números e situações sociais, onde obtemos importantes informações, nos permitindo avaliar onde estamos aonde vamos e de que forma seguir em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados.

Contagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Situado na região central de Minas Gerais, é o município com a terceira maior população do estado, com 608.650 habitantes em 2010, segundo estatísticas, o município de Contagem, Minas Gerais, destaca-se, em termos populacionais regionalmente como o terceiro município mais populoso de Minas Gerais. Contagem ocupa 2% do território metropolitano e absorve 12,3% do total do seu contingente populacional, registrando a segunda maior aglomeração urbana da região, ficando abaixo apenas de Belo Horizonte.

Sua densidade demográfica alcançou 3,093 habitantes por km2 em 2010, enquanto que a densidade média metropolitana registrada no último censo demográfico foi de 516 habitantes por km2.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Contagem é 0,756, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,7 e 0,799). Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,160), seguida por Longevidade e por Renda. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,228), seguida por Longevidade e por Renda.

A mortalidade infantil (mortalidade de crianças com menos de um ano) em Contagem reduziu 45%, passando de 28,5 por mil nascidos vivos em 2000 para 15,4 por mil nascidos vivos em 2010. Segundo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, a mortalidade infantil para o Brasil deve estar abaixo de 17,9 óbitos por mil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com