TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trafico De Mulheres

Artigo: Trafico De Mulheres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

O tráfico de seres humanos teve sua origem na Antiguidade, onde naquela época o intuito era apenas obter prisioneiros para desempenhar trabalhos braçais, tendo sido influenciado por árduas batalhas entre diferentes povos que lutavam por conquistas territoriais, sendo comum, após as batalhas, que os perdedores fossem escravizados pelos vencedores para atuar na realização de serviços domésticos, dentre outras atividades.

No período das grandes navegações e das colonizações, o trabalho escravo se tornou fundamental, pois na medida em que se intensificavam, multiplicava-se a quantidade de africanos traficados, sendo estes comercializados em países da Europa ou em suas colônias.

Conforme Francisco Bismarck Borges Filho (2005, s.p):

Segundo sabe-se, o Tráfico de Pessoas tem sua origem na Antiguidade, onde, devido as freqüentes guerras e disputas territoriais, era comum, após as batalhas, a apropriação dos povos vencidos pelo exército vencedor, fazendo daqueles verdadeiros escravos destes, Em assim sendo, muitas vezes os vencedores não tinham interesse imediato em mão-de-obra, o que aumentaria significativamente sua densidade populacional, aumentando também a demanda de recursos, o que os levava a comercializar, em forma de escravidão, a mão-de-obra excedente.

Segundo Bismarck Filho, após as batalhas, os vencedores se apropriavam dos vencidos, fazendo destes escravos, aumentando assim, a densidade populacional que os levava a comercializar.

De acordo com Damásio de Jesus (2003, p.71), relata que o tráfico de seres humanos faz parte da nossa história:

“No Brasil, durante o período colonial, a mão-de-obra indígena ficou esgotada, então os colonizadores passaram a utilizar-se da mão-de-obra africana, ode estes aos poucos tornavam-se objetos de seus patrões”.

Apenas em 1850, o tráfico de negros, foi reprimido no Brasil, mas a escravidão perdurou até 1888, ano este em que o trabalho escravo foi modificado pelo trabalho remunerado dos imigrantes que estavam indo para a América de outros continentes.

Com o término da escravidão negra, no final do século XIX, inicia-se o fenômeno no qual as mulheres brancas européias, transformadas em mercadorias, eram levadas para o Estados Unidos para serem prostituídas, se desenvolvendo então, outro fenômeno, no qual as mulheres européias traficadas eram levadas para as cidades da América do Sul, com a finalidade de serem exploradas sexualmente nos bordéis.

Ainda hoje, milhares de pessoas são afligidas pelo tráfico, para fins de exploração sexual. Tais pessoas vão à procura de melhores condições de vida, e por falta de conhecimento e de uma orientação, entram no obscuro mercado de trabalho e são ludibriadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com