TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranportes coletivos

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ELIAS FRANCISCO PEREIRA

MARIA DE FÁTIMA

MIRLLY DAYANE SILVA

RADIMILLA RHAYANE DA SILVA

RALINY EMANUELLY DA SILVA

MOBILIDADE URBANA

transporte público no brasil

[pic 3]

Natal

2014

ELIAS FRANCISCO PEREIRA

MARIA DE FÁTIMA

MIRLLY DAYANE SILVA

RADIMILLA RHAYANE DA SILVA

RALINY EMANUELLY DA SILVA

MOBILIDADE URBANA

transporte público no brasil

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Scial  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Formação social politica e economica do Brasil, Antropologia, Acumulação capitalista e desigualdade social, Metodologia científica.

Prof. Gleiton Lima, Giane Albiazetti, Rosane Apa B Malvezzi, Clarice Kernkamp

Natal

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2 TRANSPORTE PÚBLICO.....................................................................................5

2.1 O SURGIMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL...........................5

2.2 ÔNIBUS E ALTERNATIVOS EM NATAL...........................................................5

2.3 TRENS URBANOS EM NATAL..........................................................................5

2.4 A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO...............................................6

2.5 TRANSPORTE PÚBLICO RUIM E SEUS MALES.............................................6

2.6 INSATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS.....................................................................7

2.7 PASSE LIVRE DURANTE A COPA 2014..........................................................9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................10

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

  Muito se tem discutido sobre os problemas do transporte público no Brasil, pois tem uma grande relevância na configuração atual das cidades, onde o movimento de pessoas é cada vez mais intenso, havendo diversas necessidades de deslocamento. Além de garantir o direito de ir e vir do cidadão, o transporte público coletivo é uma alternativa viável na redução de problemas.

   No Brasil o transporte público acontece por meio de ônibus, trens e metrôs. Ao analisar os pontos mais críticos desse tipo de mobilidade, é possível conhecer algumas desvantagens que o serviço oferece aos usuários, pois são péssimas as condições oferecidas tanto pra quem trabalha nele, quanto pra quem apenas usufrui do serviço.

2 TRANSPORTE PÚBLICO

2.1 O SURGIMENTO DO TANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL

O transporte público surgiu em Paris, no ano de 1662, onde o veículo utilizado era a carruagem com oito lugares puxada por cavalos, chamados de “OMNIBUS”. Só no século XIX, que foram aparecendo o transporte público em várias cidades, como em Nova York, onde os primeiros meios eram os bondes Em 1890, os ônibus movidos à gasolina foram tomando seu espaço em cidades da Inglaterra, França e Alemanha. Por ter um custo menor, o ônibus substituiu o bonde. Com o crescimento populacional e a necessidade do transporte do campo para as cidades, viu-se a precisão de planejamento, dando melhorias a todos.

Aqui em Natal não foi diferente. No século XIX surgiu uma empresa chamada Ferro Carril de Natal, a qual disponibilizava bondes puxados à tração animal. Em 1891, começaram a circular os bondes elétricos, porem eram bastante lentos. “Birutas” foram os primeiros veículos pneumáticos de Natal. Em 1966, a empresa Guanabara foi a primeira que explorou o serviço de ônibus com catracas, onde registravam o número de passageiros.

2.2 Ônibus e alternativos em Natal

Sete empresas fazem o serviço de ônibus em Natal, são elas: Guanabara, Oceano, Santa Maria, Nossa senhora da conceição, cidade das dunas, Reunidas e Riograndense. O opcional, ou transporte alternativo é operado por micro-ônibus, onde circulam entre as cidades da grande Natal.

2.3 Trens urbanos em Natal

Desde 1984 A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) administra duas linhas que são: Linha Norte-Natal, que vai do bairro da Ribeira ao município de Ceará-Mirim e a outra é a Linha Sul, que vai do bairro da Ribeira ao município de Parnamirim.

2.4 A IMPORTÂNICA DO TRANSPORTE PÚBLICO

O transporte público é de fundamental importância nas cidades grandes, onde as pessoas substituem o automóvel, visando à melhoria da qualidade de vida, evitando congestionamentos, acidentes de trânsito. Enfim, mobilidade em geral.

Como nem todas as pessoas tem acesso a um meio particular, elas optam pelo uso do transporte público, na maioria das vezes para se deslocar de suas casas até seu ponto de trabalho, escolas, lazer, até mesmo de uma cidade a outra, facilitando e possibilitando a maior locomoção da população brasileira. Mas o uso do transporte público, nos últimos anos, vem caindo. Com o aumento do poder econômico das classes mais baixas e a facilidade de crédito para se comprar um automóvel ou uma moto. Essa é apenas uma, das diversas causas da diminuição do uso do transporte público.

 Relatada a importância do transporte coletivo, faz-se preciso observar a qualidade do serviço que é oferecido aos usuários.

2.5 TRANSPORTE PÚBLICO RUIM E SEUS MALES

São vários os pontos negativos que o transporte público proporciona à população. A extensão da linha férrea de nossa cidade é muito limitada, além de vagões antigos e desconfortáveis, os passageiros ficam a mercê da violência, por meio de pedradas jogadas pela população onde se trafega o trem. Isso implica na pouca utilização deste por parte da população em relação ao uso de outros meios de transportes. Alguns preferem o uso de carros particulares, levando assim a um número desordenado de veículos no trânsito da cidade, acarretando em motoristas estressados, congestionamentos quilométricos e poluição. Como dirigir é desgastante, causa fadiga e sua eficácia está relacionada principalmente a fatores ambientais do local de trabalho e a forma como os motoristas lidam com esses fatores. Há a incidência de distúrbios orgânicos (dores na cabeça, nas pernas e problemas auditivos) e psíquicos (como estresse, irritabilidade e fadiga), que afetam não só a atividade de dirigir, mas também a vida social e coletiva desse profissional. A condição de trabalho e a carga horaria excessiva interfere no estado psicofisiológico do motorista, traduzindo-se em irritabilidade (que pode levar a um comportamento agressivo na direção), insônia (podendo resultar em sonolência nas horas de trabalho, diminuindo os reflexos) e, em especial, distúrbios na atenção (fator essencial para a direção segura).É comum, nos depararmos com situações constrangedoras, como o descaso ao idoso. Ao solicitarem o ônibus, alguns motoristas preferem não parar e acenam apontando com a mão que logo atrás vem outro da mesma linha. Será que por se tratar de uma gratuidade ou talvez uma perca de tempo, pelo fato de serem pessoas idosas e precisam de um cuidado e um certo tempo pra subirem ao ônibus, os motoristas fazem isso? É realmente revoltante. Os assentos preferenciais no interior do veículo são destinados a idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo. Os demais passageiros devem ceder o assento para eles, coisa que não acontece na nossa realidade.  Outro ponto importante é a segurança que deixa a desejar. Segundo o sindicato dos motoristas, é um assalto por dia na cidade do Natal. Em 2013 foram cerca de 900 assaltos a ônibus e micro-ônibus do sistema de transporte público ocorridos somente na Região Metropolitana de Natal, esse número assusta não só os passageiros que precisam do transporte público, mas também todos que trabalham no serviço. Por causa disso alguns funcionários estão afastados de suas atividades. A falta de policiamento nas ruas gera insegurança para a população. E os poucos policiais que tem, não são suficientes para banir os bandidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com