TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transgressão e mudança na educação

Projeto de pesquisa: Transgressão e mudança na educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  119 Visualizações

RESUMO DE LIVROS - HERNANDEZ, Fernando.Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho

HERNANDEZ, Fernando.Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho

Porto Alegre. Artmed, 1998.

O autor enfoque A aprendizagem

A transgressão enfoca aqui é o salário e o reconhecimento social do professor.

A primeira proposta é a psicologia instrucional que vê a mente como computador e não como instrumento de capacidade de dar sentido à realidade, de interpretá-la e transformá-la.

A segunda transgressão é a visão de aprendizagem vinculada no desenvolvimento. Construtivismo não é adequado a esta metodologia, mas acredita em significar a instituição social que é a escola. O construtivismo não é trocas simbólicas nas salas de aulas sobre os valores que o professor promove ou exclui construção de identidade. Os fatores não podem ser reduzidos a visão psicológica e o conhecimento cientifico vistos com entidades compactas.

A terceira transgressão é a visão do currículo escolar centrada nas disciplinas fragmentadas e afastada das realidades sociais dos alunos, e manter a função de controle por parte de julgarem serem educadores especiais.

A quarta transgressão é dirigir-se a escola marcada por idéia de que o objetivo da infância é chegar a vida adulta ou passar no vestibular é o objetivo básico da educação.

A quinta transgressão é a perda da autonomia no discurso dos docentes, desvalorização do conhecimento e a incapacidade escolar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com