TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transportes Por Canecas

Dissertações: Transportes Por Canecas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

TRANSPORTADORES POR CANECAS 4

COMPONENTES DE UM ELEVADOR DE CANECAS 6

TIPOS DE ELEVADORES DE CANECAS 8

ALIMENTAÇÃO E DESCARGA 11

DEFINIÇÕES E CALCULOS 12

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 16

Introdução

Este trabalho se propõe a apresentar funcionamento básico e elementos utilizados nos transportadores por canecas e conceituar máquinas de elevação de transporte.

Em toda indústria a organização racional dos processos, atividades e instalações de transporte são fundamentais para o sucesso da operação e resultam em maiores ganhos de produtividade. Com os meios de produção cada vez mais integrados e os processos entrelaçados, os sistemas de movimentação devem atuar de forma eficiente, pois são decisivos no cumprimento dos prazos de entrega ao cliente.

Quando se busca uma redução de custos em um processo produtivo, um dos fatores importantes é o encurtamento das distâncias percorridas tanto pela matéria prima quanto pelo produto final processado, podendo ser realizado através de um sistema eficiente de movimentação (TAMASAUSKAS, 2000). Segundo Dias apud Langui (2001) uma análise dos sistemas e métodos para a movimentação e armazenagem em uma empresa influencia diretamente sua estrutura de custos.

A necessidade de movimentação de cargas nos diversos ambientes de mineração, industrial, portuário e de comércio aumenta de forma conjunta ao crescimento econômico exigindo equipamentos específicos que necessitam uma grande aplicação dos conhecimentos de engenharia (NASSAR, 2004).

Estes equipamentos específicos chamados de máquinas de elevação e transportes constituem um grupo de aparelhos de ação periódica, projetado como mecanismo próprio de elevação ou para elevação e movimentação de cargas (RUDENKO, 1976).

Transportadores por canecas

Os transportadores por canecas são adequados para transportes pesados podem ser tanto de uma ou duas colunas, que conseguem efetuar transportes verticais com eficiência e economia de custos e espaço físico. Os elevadores de canecas constituem um meio econômico de transporte vertical de material a granel, podendo ser inclinados de até 70°, havendo casos especiais de equipamentos horizontais.

São fabricados em vários tipos, em função das características do material a ser transportado. Podem ser do tipo centrífugo ou contínuo e com as canecas fixas em correia ou em correntes.

Sendo o melhor meio de transporte vertical, os elevadores de canecas podem ser projetados de varias formas, levando em conta a altura e características físicas de cada produto.

Compostos por três partes básicas: Cabeça de motorização, duto central e conjunto do esticador.

Pode ser fornecido em aço inoxidável, aço carbono, ou misto, apenas com as canecas em inox ou material plástico. Seus dutos intermediários podem ser retangulares ou do tipo tubular, normalmente são fornecidos com escada e plataforma de manutenção para mancais e conjunto motriz.

O Elevador de Canecas é muito utilizado nas áreas de mineração, construção civil, fertilizantes, rações, químicos entre outros, esses equipamentos fabricados de diversas maneiras.

Ideal para o transporte vertical de materiais como pós, grãos e granulados em alturas de até 40 metros. Sua alimentação pode ser feita por roscas transportadoras, calhas vibratórias, transportadores de correia, transportadores de corrente, entre outros.

Na figura a seguir demonstra o desenho dimensional de um elevador de canecas:

Componentes de um elevador de canecas

1 – Motor

2 – Redutor

3 – Mancal do tambor de tração

4 – Tambor de tração

5 – Caneca

6 – Correia

7 – Tambor de retorno

8 – Fundo móvel

9 – Regulagem do fundo móvel

10 – Parafuso de regulagem do mancal

11 – Mancal do tambor de retorno

12 – Janela de inspeção inferior

13 – Janela de inspeção superior

Detalhando os componentes de um elevador de canecas alguns mencionados acima e outros não, mas que devemos detalhar, pois também são importantes temos:

Tambor de acionamento ou tambor de cabeça, esta localizado na parte superior do elevador. Este tambor deve ser ranhurado para garantir um coeficiente de atrito alto com a correia, evitando assim o deslizamento e o desgaste. Para evitar o deslizamento pode-se usar ainda tambores com revestimento de borracha, quanto do transporte de materiais muito fino(pó), que pelo confinamento dentro da estrutura do elevador de caneca que poderiam se acumular entre a correia e o tambor.

Tambor de retorno ou do pé se localiza na parte inferior do elevador de correia. Este tambor deve ser aletado a fim de evitar danos à correia.

Cabeça do elevador é a parte superior da estrutura do elevador, na qual é posicionado o tambor de acionamento. Fazem parte também da cabeça do elevador a unidade completa de acionamento, o contra recuo e calha de descarga. A cabeça do elevador é também chamada de cabeça de motorização.

Estrutura central é à parte que interliga a cabeça e o pé do elevador. É construída em chapa soldada ou madeira com reforço de cantoneiras, tipo modular, e em lances de comprimento padronizados. A fixação entre os módulos é feita por parafusos.

Janelas de inspeção são Localizadas em diversos pontos da estrutura do elevador, tem por objetivo permitir o acesso local para inspeção e manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com