TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento da informacao

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO
1- Introdução ------------------------------------------------------------------------------4
2- Definições de politicas publicas -----------------------------------------------------4
3- Estudo da importância das políticas publicas em alguns casos pesquisados--5
3-1 Programa bolsa família--------------------------------------------5
3-2 Programa habitacional---------------------------------------------5
3-3 Políticas publicas para esporte e lazer---------------------------5
3-4 Políticas publicas voltada para os idosos--------------------- -6
4- Importância das políticas publica ---------------------------------------------------6

5- Indicadores Sociais--------------------------------------------------------------------7

6-Quadro sobre Indicadores Sociais --------------------------------------------------8

7- Relações entre os Indicadores Sociais e políticas publicas ----------------------9

8-  Indicador Social estudado: Breve apresentação ----------------------------------9

9- Política publica formulada ------------------------------------------------------------10

10- Atuação do profissional de Assistência Social -----------------------------------10 

11- - Referencias bibliográfica ---------------------------------------------------------11 

Introdução
A presente ATPS tem como finalidade apresentar as definições, a importância e os aspectos positivos e negativos das políticas públicas. Outro fator importante é a pesquisa de diferentes indicadores sociais utilizados no Brasil e no mundo, tais como IDH, Índice de Gini, Ethos de Responsabilidade Social, Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil e Indicadores de Educação no Brasil, mostrando a relação entre os indicadores sociais e as políticas públicas.
Etapa 1 
Definição de políticas publica.
Na sociedade os cidadãos na sua maioria não reconhecem os seus direitos, o oferecidos pelo poder publico, mas na verdade a vários programas , planos e metas alcançados pelo poder publico , implantando varias politicas publicas com a finalidade de manter o bem estar da sociedade, e o direito de cidadania. As políticas públicas implantadas tem o objetivo de assegurar os direitos constitucionais ou que são reconhecidas por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos.
O bem-estar da sociedade na sua maioria é definido pelo governo e não pela sociedade, pois a sociedade não consegue se expressar de forma integral, ou ate mesmo não sabem os direitos que os protege, a participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas em alguns casos são asseguradas na própria lei. As necessidades são repassadas aos representantes (deputados, senadores e vereadores) em seguida os mesmos mobilizam os membros do Poder Executivo, (prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República) para que atendam as demandas da população.

Assim, as necessidades e os projetos que refletem as demandas e expectativas da sociedade, são apresentados aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se denomina de Sociedade Civil Organizada, é composta por sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONGs em geral. Se forma a partir da atuação dos diversos grupos.

Estudo da importância das politicas publica em alguns casos pesquisados.

1) Programa Bolsa Família:

O Programa Bolsa Família implantado pelo Governo Federal brasileiro em outubro de 2003 com a intenção de combater a pobreza e a fome no país e promover inovações e intervenção pública na área social. O PBF é um programa centralizado, na medida em que a distribuição e a manutenção dos recursos são mediadas pelo Governo Federal, retirando do poder local a autonomia de distribuir entre os seus clientes os recursos. Embora os recursos hoje investidos no PBF não sejam desprezíveis, pode ser que esta seja uma das razões por que o PBF tem encontrado dificuldades de se fazer central nas discussões dos conselhos.

2) Programa Habitacional:

O programa é uma Política que tem o interesse social voltada para a população de baixa renda, mas atualmente o programa transformou-se desde a sua criação dando prioridade as classes medias e longo de sua implementação em uma política uma parcela de renda mais alta entre a população de baixa renda, sendo assim todos estão usando o programa . A principal intenção do mesmo era a remoção de favelas, mas os conjuntos habitacionais na sua maioria estão tornando favelas. Devido à dificuldade do beneficiário em assegurar o gasto com habitação em seu orçamento, agravada pelas dificuldades de emprego e acesso a outras facilidades na proximidade dos novos núcleos residenciais.

3) Políticas Públicas para o Esporte e Lazer:

Após surgir discursões em nível nacional, foram efetuados investimentos significativos com ações voltados para a formação e integração social de crianças e jovens em idade escolar, e as mudanças já podem ser observadas em quase todo o país. Sendo assim estão surgindo novos atletas e diversos jogos com varias modalidades em todos os lugares.

4) Políticas públicas voltadas para os Idosos:

Atualmente a população de idosos está crescendo, porem a quantidade de politicas publica voltada para os idosos não atendem as demandas apresentadas, nem mesmo os programas incluindo os idosos. Na Constituição da República Federativa do Brasil temos varias citações referente aos direitos dos idosos, a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso, e as propostas destacadas por alguns Ministérios relacionadas a esta questão, as quais obtém a possibilidade dos idosas viverem uma velhice de forma digna. Entretanto a politica de valorização dos idosos esta ainda muito longe de ser efetivada, devem-se avaliar as condições ou vida desse grupo, as ações, quais as propostas pelo sistema social e a eficácia de suas ações na recuperação desses idosos que fazem parte do grupo populacional do país. A velhice é uma fase da vida que possui necessidades físicas: alimentação, sono, atividade, e psicológicas: amor, segurança, aceitação, autoaceitação, realização e agregação. Fica mais delicado, frágil, entretanto não se quer dizer que velhice é doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com