TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento e indicadores sociais

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL

RIO CLARO – SP

SERVIÇO SOCIAL

JANAINA HELENA DA SILVA OLIVEIRA ALVES

RA: 4997026362

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

RIO CLARO – SP

 2015

SUMÁRIO

 

Introdução .........................................................................................................................3

1.

As principais definições de Políticas Públicas..............................................................3

   

1.1

 Quadro Síntese com as definições de Política Pública...............................................4

1.2 Estudo de Caso em Política .........................................................................................4

1.3 Importância das Políticas Públicas .............................................................................5

2  

Indicadores Sociais..........................................................................................................6

2.1 Quadro Síntese Indicadores Sociais Pesquisados.......................................................9

2.2

 A relação entre indicadores Sociais e políticas Públicas.........................................10

3.1

 Indicador Social estudado: Breve histórico............................................................ 11

3.2

 Indicador Social estudado:  Informações................................................................ 11

4.1

 Política Pública formulada.........................................................................................12

   

4.2 A Atuação do profissional em Serviço Social...........................................................12

5 Considerações Finais......................................................................................................14

6 Referências Bibliográficas.............................................................................................15


INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem como finalidade apresentar as definições de políticas públicas a partir de indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por meio das informações pesquisadas nos foi possível um melhor entendimento sobres os assuntos abordados, onde o foi possível um melhor entendimento sobres os assuntos abordados, onde o profissional em Serviço Social pode atuar na formulação de políticas públicas que objetivam mudar de forma positiva a realidade social encontrada.

  1.  Quadro Síntese com as definições de Política Pública

Autor

Definição de Política Pública

Principais Características

                                                    Maria das Graças

   Políticas Públicas é a resolução pacífica de conflitos e está envolvida diretamente com as políticas governamentais.

   A política pública envolve mais do que uma decisão, e a decisão corresponde a uma escolha dentre várias alternativas.

                                                                                                                                Tânia Bacelar

A trajetória das políticas públicas é equivocada por conta da visão centralizadora que implica em considerar a heterogeneidade do país, a qual influência diretamente a economia mundial.

Promover o crescimento econômico, acelerando o processo de industrialização.

  1.  Estudo de Caso em Política Pública

Principais Características:

Rosineide, 35 anos, doméstica, ensino fundamental incompleto, viúva , mãe de 3 filhos, Eduardo de 15 anos cursando a 7ª série do ensino fundamental, Nicole de 8 anos cursando a 2ª série do ensino fundamental e o caçulinha Kuan de 2 anos que fica com a avó materna, dona Maria de 52 anos que vive com a filha e os netos em uma casa de 4 cômodos, enquanto a mesma sai para trabalhar em casa de família.

O que Rosineide ganha não é o suficiente para sustentar a família, pois a mesma é assalariada e costuma fazer mensalmente o milagre financeiro para que sua família consiga “sobreviver” durante o mês, muitas vezes tem a água e energia cortada por falta de pagamento, mas Rosineide sempre fala aos filhos o importante é ter a comida na mesa.
Certo dia em seu trajeto para o trabalho Rosineide encontrou com sua amiga Lucia, e ao conversarem foi indicada a fazer uma visita ao CRAS, onde ela poderia buscar orientações ao acesso de seus direitos de cidadã.

Rosineide foi ao CRAS, passou por uma entrevista com a assistente social Anna Cristina que encaminhou a nova usuária Rosineide ao Programa de Atendimento Integral a Família, assim a mesma foi cadastrada no programa Bolsa Família, onde a mesma passou a receber o benefício e seu filho Eduardo de 15 anos foi encaminhado ao programa Agente Jovem e dona Maria passou a participar de oficinas de Corte, Costura, Pintura e Bordado, onde a mesma falou que vai transformar o que aprendeu nas oficinas em um meio de renda para contribuir junto a família. Muitas vezes o que falta nos cidadãos brasileiros é o renda para contribuir junto a família.

Muitas vezes o que falta nos cidadãos brasileiros é o conhecimento de politicas públicas que se encaixem em seus perfis, ainda existem pessoas que desconhecem seus direitos, que desconhecem órgãos criados que possam orientar e encaminhar aos seus direitos, e cabe a nós divulgarmos o pouco de conhecimento que temos, deixando o egoísmo de lado e trazendo para conosco a ambição de uma sociedade com a ausência de disparidades sociais, uma sociedade desenvolvida.

  1.  Importância das Políticas Públicas

Políticas Públicas são todos os tipos de ações que possuem efeitos sociais, desenvolvido pelo estado direta ou indiretamente, com a participação dos setores público ou privado determinando assegurar direitos ao cidadão adquirido constitucionalmente, pelo reconhecimento de parte da sociedade ou pelos poderes públicos. 
As políticas públicas procuram atender diversos interesses, muitas vezes antagônicos da sociedade, visando atingir um interesse público comum, implantando metas que buscam a efetivação dos direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com