TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento E Desenvolvimento

Monografias: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

4º Semestre/2011

Pelotas, 14 de outubro de 2011

Questão 1 (0,3)

Questão avaliativa do tema 1:

Segundo Chiavenato (2009) existe ampla variedade de meios disponíveis de que as organizações podem lançar mão de desenvolver seus recursos humanos, que denominamos Treinamento, Desenvolvimento de pessoal e Desenvolvimento organizacional, sua tarefa nesta questão é contextualizar as interseções, diferenças e aplicabilidade de cada uma destas áreas.

Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização, e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização. “Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145).

De acordo com Chiavenato (1999, p. 294) “O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações”. É importante lembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. Entende-se que o treinamento: tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento de pessoas: tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.

Objetivos genéricos – são os que trazem a oportunidade de elevar o desenvolvimento do

empregado a desenvolver a sua motivação dentro da organização. O retorno do treinamento é a elevação da qualidade da produção e fazer o empregado alcançar o desenvolvimento organizacional da empresa. Robbins (2002 – b, p. 470) define dois métodos de treinamento, sendo “formal e informal”.

Sabe-se então que um dos objetivos do treinamento é a qualificação da mão-de-obra e intensificação do conhecimento dos seus profissionais.

LEVANTAMENTO DA NECESSIDADE DO TREINAMENTO

Segundo Marras (2001, p. 150) “O levantamento das necessidades responde basicamente a

duas questões iniciais”.

1. Quem deve ser treinado?

2. O que deve ser aprendido?

Chiavenato (2000, p. 508) comenta que: ”O levantamento de necessidade de treinamento deve fornecer as seguintes informações para que possa traçar a programação de treinamento”.

5

O que deve ser ensinado?

Quem deve aprender?

Quando deve ser ensinado?

Onde deve ser ensinado?

Como se deve ensinar?

Quem deve ensinar?

Segundo Chiavenato (2000, p. 499), “O processo de treinamento assemelha-se a um modelo

de sistema aberto, cujos componentes são: entrada(Treinados recursos organizacionais ) – processo (Programa de treinamento.Processo de aprendizagem individual) – saída (Conhecimento.Atitudes. Habilidades. Eficácia organizacional) – retroação -(Avaliação dos resultados)”.

PLANEJAMENTO

EXECUÇÃO DO TREINAMENTO

AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO

Como os programas de treinamento representam um investimento em custo – os custos incluem materiais, tempo do instrutor, perda de produção enquanto os indivíduos estão sendo treinados e por isso estão afastados dos seus cargos – requer-se um retorno razoável desse investimento. Basicamente, deve-se avaliar se o programa de treinamento atende as necessidades para as quais foi desenhado.

Respostas às questões abaixo podem ajudar a determinar a eficácia do programa de treinamento: As rejeições e refugos foram eliminados? As barreiras foram removidas? Os custos por trabalho por unidade diminuíram? As pessoas se tornaram mais produtivas e felizes? A organização alcançou seus objetivos estratégicos e táticos? Se a resposta às questões acima foi positiva, o programa de treinamento foi bem sucedido. Se for negativa, o programa de treinamento não atingiu seus objetivos e o seu esforço foi inválido e sem efeito.

Questão 2 (0,2)

Questão avaliativa do tema 2:

Figura 1Desenvolvimento Humano em estratos (adaptado de Chiavenato, 2009, p. 18)

Analise a concepção apresentada pelo diagrama entre a relação de treinamento e desenvolvimento. Para a sua explicação você deve demonstrar os conceitos desses termos e a relação que guardam entre si.

CONCEITO DE TREINAMENTO

A conceituação de treinamento apresenta significados diferentes. Antigamente, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados. Mais recentemente, passou-se a ampliar o conceito, considerando o treinamento um meio para alavancar o desempenho no cargo. Quase sempre treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desemepnhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Modernamente treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais, e cada vez mais valiosas. Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contrcontribuam efetivamente para os resultados do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com