TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tu me ensina fazer renda que eu te ensino a namorar

Por:   •  19/1/2016  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

THAIANE SOUSA BRASILEIRO

FICHAMENTO: Texto “Tú me ensinas a fazer renda, que eu te ensino a namorar”: Tecendo rendas na descoberta do mundo cada dia – Reflexões sobre o ofício da pesquisa, de Alba Maria Pinho de Carvalho.

SÃO LUÍS

2014

CARVALHO, Alba Maria Pinho. Tu me ensinas a fazer renda que eu te ensino a namorar- reflexões sobre o oficio da pesquisa. 2004.

 “O mundo é a provocação do homem (...) a ciência, como o homem, não é criação da necessidade, mas do desejo [...]” (p.01).

“[...] o homem na sua caminhada criou diversas formas de conhecimento: a religião, a arte, o mito, a filosofia, a ciência, entre outros.” (p.01).

 “[...] a ciência como criação do homem, tem um lugar privilegiado em termos de desvendamento dos fenômenos da natureza, da vida social, da consciência, da cultura.” (p.01).

 “[...] e toda ciência seria supérflua, se a forma de manifestação e a essência das coisas coincidissem imediatamente.” (p. 1).

“O “para que” da ciência reside na explicação e desvendamento do mundo (...) a ciência no seu tempo e em espaços sociais específicos, tem uma dimensão histórico-política essencial. [...]” (p.02).

“[...] o conhecimento científico está enraizado no mundo em que vivemos e interfere efetivamente na dinâmica da sociedade, na perspectiva de orientar a prática social.” (p.02).

“[...] o conhecimento cientifico envolve “teoria” e “práxis” [...]” (p.2).

“[...] a ciência precisa ser regida pela lógica da descoberta, em detrimento da logica da prova [...]” (p.02).

“[...] pesquisa é aventurar-se nos caminhos íngremes e apaixonantes do desconhecido, do que está escondido nas aparências, nas evidências, buscando relações e determinações que conferem sentido e significado aos fenômenos.” (p.03).

“[...] “se a essência e a aparência coincidissem, toda ciência seria supérflua” (...) há uma distinção fundamental entre as coisas tal como aparecem e tal como são na realidade, ou seja, há uma distinção básica entre a “aparência” e a “essência”.” (p.03).

“[...] a investigação cientifica busca, no plano do pensamento, apropriar-se da essência dos fenômenos, permitindo, assim, que o pesquisador supere a visão caótica do real em sua aparência, recompondo-o como totalidade rica de determinações e relações.” (p.03).

“[...] “a pesquisa é uma atividade racional” (...) a pesquisa é, antes de tudo, um oficio.” (p.03).

“[...] a pesquisa como oficio é um trabalho a aprender/ treinar/ exercitar.” (p.04).

“E, neste processo de aprendizagem no próprio exercício do oficio, enfrenta-se sempre dificuldades que se colocam como desafios ao pesquisador (...) nos percursos da pesquisa, as dificuldades complexificam-se, apresentam-se novas nuances a exigir do pesquisador competência, analítica, criativa, esforço metódico e vigilância permanente. [...]” (p.04).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com