TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO CONVIVIO FAMILIAR, UM ESTUDO A PARTIR DAS FAMILIAS DOS USUARIOS INTERNADOS NO HOSPITAL DOUTOR ESTEVAM

Por:   •  23/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

JEÂNIA PESSOA DOS SANTOS

PROJETO DE PESQUISA

   O USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO CONVIVIO FAMILIAR, UM ESTUDO A PARTIR DAS FAMILIAS DOS USUARIOS INTERNADOS NO HOSPITAL DOUTOR ESTEVAM.

SOBRAL

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

JEANIA PESSOA DOS SANTOS

   O USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO CONVÍVIO FAMILIAR, UM ESTUDO A PARTIR DAS FAMÍLIAS DOS USUÁRIOS INTERNADOS NO HOSPITAL DOUTOR ESTEVAM.

Projeto de Pesquisa a ser apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Pesquisa II do Curso de graduação em Serviço Social do Centro Universitário– UNINTA.

Orientador: Prof. Ângelo Felipe.

SOBRAL

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2. JUSTIFICATIVA....................................................................................................06

3. PROBLEMÁTICA..................................................................................................08

4.HIPÓTESES............................................................................................................11

5.OBJETIVOS............................................................................................................11

5.1 Geral.....................................................................................................................11

5.2 Específicos...........................................................................................................11

6. METODOLOGIA.....................................................................................................12

7. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................13

8.CRONOGRAMA......................................................................................................16

9.ORÇAMENTO.........................................................................................................17

10.REFERÊNCIAS.....................................................................................................18

RESUMO

Esse trabalho objetiva-se em analisar de que forma o uso abusivo de drogas interfere no convívio familiar. A utilização de drogas num dos membros da família nos indica que essa estrutura familiar está comprometida em suas relações individuais, pois a família costuma depositar todas as atenções e cobranças no usuário, e por isso fica parecendo que ele é o único problema da família. O interesse pelo tema surgiu através da minha experiência como estagiaria no Hospital Doutor Estevam e experiência vivida em minha família, pra mostrarmos como a família também sofre junto com o usuário de drogas.   A pesquisa de campo se dará no Hospital Dr. Estevam junto aos familiares dos usuários internados, a partir de relatos dos participantes bem como experiências e vivências para uma reflexão mais profunda.

Palavra Chave: drogas, indivíduo, família.


  1. INTRODUÇÃO

   

         No âmbito desta pesquisa buscaremos o esclarecimento de questões que fazem parte do nosso cotidiano e que são tão pouco exploradas no âmbito familiar e social. Um problema social que vem afetando drasticamente a vida não só dos brasileiros, mas das famílias em geral. Na atualidade as famílias vêm sofrendo muitas dificuldades, e incluir a família nesse contexto são muito difíceis, pois algumas vezes é população pobre, sem qualificação, sem conhecimento, menos favorecidas, ou seja, excluídas, mais uma razão pra se discutir o assunto. Pois as pessoas só sabem julgar, sem realmente saber a realidade a qual aquela pessoa está inserida.

         A partir de leituras pode-se perceber que o uso abusivo de drogas tem se tornado uma realidade crescente das diferentes classes sociais, trazendo consigo graves consequências que chega a interferir tanto na saúde como em todas as circunstâncias do cotidiano, desestruturando diversas famílias em todo mundo, tornando uma das maiores calamidades sociais, é importante frisar que pouco se fala sobre como esses familiares vivenciam essa situação e quais estratégias de enfrentamento são postas. Portanto neste trabalho procura-se discutir questões relacionadas à família e a dependência química, tendo como objetivo realizar uma revisão bibliográfica e exemplificar a situação em pauta diante da experiência vivida dos familiares dos usuários internados no Hospital Doutor Estevam.

         Este trabalho está dividido da seguinte forma: justificativa que abordará o porquê de forma clara e objetiva a escolha do tema.  A problemática que destacará os dados de fontes que apresentaram fatores que contribuem para o uso abusivo das drogas, acarretando um impacto no ambiente familiar. Em seguida as hipóteses que provavelmente serão respostas da problemática apresentadas no decorrer desse trabalho. Os objetivos que terá como identificação da temática apresentada e as delimitações. A metodologia onde terá as descrições metodológicas previstas e utilizadas no trabalho, e por fim o referencial teórico onde apresentará as leituras e embasamento para a realização da pesquisa.

2 JUSTIFICATIVA

 O que me motivou a realização do estudo foi inicialmente a partir da minha primeira experiência como estagiaria da disciplina de estágio supervisionado do curso de Serviço Social das Faculdades UNINTA. Que foi realizado no Hospital Doutor Estevam Ponte LTDA que está localizada na Rua João Barbosa, 401, Centro, Sobral-CE. No qual seria necessária minha observação na atuação do profissional do Serviço Social. Diante disso, observando o aumento dos casos de drogas, e a inquietação da família e da sociedade a respeito do assunto, despertou-me o interesse para esta pesquisa buscando resposta sobre os efeitos das drogas na família. O interesse pelo tema surgiu também pela minha experiência vivida com meu irmão usuário de droga há 20 anos, onde o mesmo também já foi internado no Hospital Doutor Estevam já umas sete vezes e no momento permanece preso na cadeia pública de Sobral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com