TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS AFETIVOS E EMOCIONAIS DA SUSPENSÃO DAS AULAS NO CONTEXTO FAMILIAR

Por:   •  4/9/2020  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo e conclusão do vídeo:

Impactos afetivos e emocionais da suspensão das aulas no contexto familiar

Guilherme Davoli

Comecemos a partir de uma questão crucial, sempre queremos que as coisas aconteçam a medida que nos interessa e que desejamos, porém, as coisas acontecem dentro de um tempo que não cabe a nós, foge à nossas mãos e vontade. Esse é um dos pontos que a aparição desse vírus nos traz. Então cabe-nos a reflexão do que fazer hoje, agora, com o que se tem em mãos e quem temos.

Conversar, conhecer, procurar entender a família de seu núcleo rotineiro, os amigos por vezes até um tanto afastados, fazer essa reaproximação da maneira que podemos, por ligação, vídeo conferencias ou até por mensagens mesmo, mas fazer, falar, contar de si e ouvir o outro. Participar da vida de quem lhe é importante. Fazer das redes sociais uma ferramenta melhor e mais útil, para aparecer e não se esconder. O desafio de se conhecer e conhecer o outro.

É natural do ser humano levar algum tempo para se adaptar a novas rotinas e mudanças ainda mais quando isso se dá de forma involuntária. Justamente pelo que todos nós passamos nesse momento devido a disseminação da Covid-19.

Numa situação como essa praticamente de clausura, involuntária, porém extremamente necessária, sentir-se triste ou sem vontade de fazer nada nem mesmo de seguir adiante, estar ansioso é normal numa primeira fase, até depressivo, mas é preciso buscar meios para fugir disso. Um deles sugerido pelo psicólogo Guilherme Davoli é não absorver toda e qualquer informação a respeito dos acontecimentos, procurar filtrar as notícias para não poluirmos a nós e nossa família com medos e angustias exacerbadas.

Sermos pais num momento como esse é difícil , porém não impossível , para explicar o que está acontecendo no mundo para seu filhos que foram arrancados de seus cotidianos de forma abrupta, é preciso entender a linguagem de sua faixa etária e procurar agir e conversar da maneira que entendam, no entanto sem aumentar nem aliviar demais , buscar uma maneira simples e sutil de deixa-los a à par mas não aterrorizados, causar terror não é a melhor saída e pode ser muito prejudicial a saúde futura. Explicar os acontecimentos e etapas conforme forem surgindo é menos perturbador e permite um dia a dia mais leve para sua família. Os filhos podem e devem ajudar no cotidiano doméstico, assumindo tarefas também de acordo com sua faixa etária, para que ganhem autonomia e sintam que são parte importante do contexto familiar. Aproveitemos que agora temos mais tempo para nossos filhos e realmente convivamos com eles, mais e melhor.

O trabalho é outro ponto importante que é abordado neste vídeo , principalmente porque agora ele é desenvolvido por muitos em Home Ofice, em casa, estávamos acostumados a desligar as chaves quando saíamos para trabalhar, ou do trabalho para a casa, mas agora a situação mudou e nos mostra que jamais estiveram separadas uma coisa da outra, que a ligação sempre existiu são dependentes. Uma maneira de lidarmos com isso para que possamos dar conta de tudo é estabelecer horários, rotinas e procurar sempre cumprir para que o trabalho não prejudique a rotina caseira e vice-versa.

Uma outra situação que poderá surgir e pela qual a maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com