TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 2

Pesquisas Acadêmicas: Unidade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

• METODOLOGIA ONLINE

UNIDADE 2

Observe no diagrama abaixo que uma pesquisa inicia-se sempre a partir de uma dúvida, é ela que nos move na direção da busca de respostas. Tal dúvida caracteriza o problema de pesquisa.

Então, um problema de pesquisa significa a questão não resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta. Um problema não é sempre um problema, é chamado problema porque para o pesquisador é o que ele quer destrinchar.

Assim, o problema de pesquisa:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Resposta Correta: e.

Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Veja as características de um problema de pesquisa:

O problema deve ser concreto e estar formulado de maneira clara, objetiva, compreensiva e operacional.Como o problema reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, ele deve ser formulado de maneira interrogativa.Um problema de pesquisa não pode estabelecer juízos de valor.O problema deve referir-se a fenômenos observáveis, passíveis de verificação empírica.O problema deve ser representativo e passível de ser generalizado; não deve referir-se a casos únicos ou isolados.

O problema deve apresentar certa originalidade.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Todos nós temos elaborado um conceito sobre o que é pesquisa visto que ela faz parte de nosso dia-a-dia. Entretanto, existe uma diferença entre o conceito de pesquisa feita no cotidiano e a pesquisa científica.

Pode-se afirmar que:

I. Uma pesquisa científica se distingue daquela realizada no cotidiano pelos métodos e técnicas utilizadas.

II. Uma pesquisa científica é aquela realizada unicamente pelos cientistas.

III. Na pesquisa científica existe uma forma adequada de se comunicar os resultados obtidos.

IV. Uma pesquisa científica é aquela que sempre envolve uma experimentação, normalmente, realizada em laboratório.

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

I e III

Resposta Correta: c.

I e III

Feedback da resposta: Alternativa correta: I e III

O que caracteriza uma pesquisa científica, dentre outros elementos, são os métodos e técnicas utilizadas e a forma de se comunicar os resultados, que consiste no relatório de pesquisa que é elaborado segundo normas padronizadas.

Portanto são verdadeiras as afirmações contidas em I e III.

Qualquer indivíduo, evidentemente, poderá desenvolver uma pesquisa científica, bastando para tal, seguir as normas e técnicas adequadas.

Uma pesquisa científica não envolve, necessariamente, a experimentação.

Assim, são falsas as afirmações contidas em II e IV.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Um aluno buscando informações sobre o mercado de refrigerantes leu no artigo dos autores Santos e Azevedo* a seguinte informação:

O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes, no entanto, é baseado em diferenciação, no qual os produtos apresentam algumas distinções entre si, acarretando diferentes graus de preferências quanto ao desejo de consumir os refrigerantes. Todavia, há uma alta elasticidade-cruzada entre refrigerantes, significando que, independentemente do sabor, são substitutos entre si. A existência de inúmeros bens substitutos e a não essencialidade do refrigerante à população explica a sua alta elasticidade-preço da demanda, ou seja, sua elevada sensibilidade em relação a alterações de preços.

*SANTOS, Selma Regina Simões e AZEVEDO, Paulo Furquim de. Concorrência no mercado de refrigerantes: impactos das novas embalagens. Disponível em:http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0168.PDF . Acesso em: 26/07/2009.

A partir da leitura ele teve a idéia de desenvolver uma pesquisa junto aos universitários para investigar as restrições e resistências em relação às embalagens de vidro descartáveis (one-way).

Dentre os objetivos abaixo descritos pelo aluno qual deles pode ser considerado correto:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Resposta Correta: b.

Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Um objetivo de pesquisa deve ser formulado iniciando-se sempre com o verbo no infinitivo, pois indica o que se pretende na pesquisa para obter respostas ao problema formulado. Assim, poderá ser um objetivo para a pesquisa a alternativa: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

O problema de uma pesquisa significa a questão, a dúvida para qual se busca respostas pela investigação. Assim, em uma investigação sobre a família brasileira foram propostos os problemas de pesquisa abaixo relacionados.

Dentre eles qual pode ser considerado adequado à pesquisa?

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Como está organizada a família brasileira neste início de século, quais são seus hábitos e valores?

Resposta Correta: d.

Como está organizada a família brasileira neste início de século, quais são seus hábitos e valores?

Feedback da resposta: Alternativa correta: Como está organizada a família brasileira neste início de século, quais são seus hábitos e valores?

Um problema de pesquisa deve ser concreto e estar formulado de maneira clara, objetiva, compreensiva e operacional, sem conter juízos de valor; deve estar na forma interrogativa, pois se refere à questão para qual se busca respostas pela pesquisa.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Um professor de Metodologia estava explicando aos seus alunos o que é um problema de pesquisa (a questão a ser investigada) e a diferença entre problema e problemática. Assim, o professor utilizou-se da seguinte ilustração:

Meu amigo foi convidado para ir à casa dos pais de sua namorada pela primeira vez. Ele queria impressionar a namorada e seus pais, caprichou na imagem...

Toda a família estava lá.

De repente, no momento das apresentações, percebe que o zíper de sua calça estava aberto. Imediatamente lhe passa pela cabeça: O que fazer? Tinham percebido? O que vão pensar se o fecho na frente deles? Posso fechá-lo sem que percebam? E se fingisse que nada estava acontecendo? O que poderia então pensar? Será que parecerei mais pirado assim com a calça aberta ou se tentar fechá-lo e me virem? ...

A calça estar aberta, explicou o professor, era o problema; o resto, a problemática!

LAVILLE, Christian e DIONE, Jean. A construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999. p.98 [Texto adaptado pelo Prof. Carlos Honório Pinheiro para as aulas de Metodologia na Universidade Anhembi Morumbi].

Com base na situação apresentada pode-se afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A problemática é o quadro no qual se situa o problema ou questão.

Resposta Correta: d.

A problemática é o quadro no qual se situa o problema ou questão.

Feedback da resposta: A alternativa correta é “A problemática é o quadro no qual se situa o problema” e não o próprio problema ou questão, não se pode dizer “tenho uma problemática” em vez de “tenho um problema”, no entanto, a expressão “essa situação é problemática” pode ser usada, uma vez que a palavra “problemática” assume o papel de adjetivo.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »