TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades De Conservação - SNUC

Monografias: Unidades De Conservação - SNUC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Os diversos tipos de Unidade de Conservação que integram o SNUC dividem-se em dois grupos, proteção integral e uso sustentável, que possuem características distintas referentes ao tipo de manejo permitido.

As UCs de Proteção Integral têm como objetivo preservar a natureza, mantendo os ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Estas UCs são classificadas em cinco categorias: Estação Ecológica – ESEC, Reserva Biológica – REBIO, Parques Nacional – PARNA, Estadual – PE e Natural Municipal – PNM, Monumento Natural – MN e Refúgio da Vida Silvestre – RVS.

Já as UCs de Uso Sustentável têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com a exploração de parcelas do ambiente, garantindo a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, e mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. Estas UCs são classificadas em sete categorias: Área de Proteção Ambiental – APA, Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, Floresta Nacional – FLONA, e Estadual, Reserva Extrativista – RESEX, Reserva de Fauna – RF, Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS e Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN.

Unidades de Conservação Objetivo

Proteção Integral

Estação Ecológica Preservação da natureza e realização de pesquisas científicas.

Reserva Biológica Preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Parque Nacional; Estadual e Natural Municipal Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Monumento Natural Preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

Refúgio de Vida Silvestre Proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Uso Sustentável

Área de Proteção Ambiental Proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Área de Relevante Interesse Ecológico Manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Floresta Nacional Uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

Reserva Extrativista Proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com