TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades de radiação e grandeza

Tese: Unidades de radiação e grandeza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Unidades e Grandezas das Radiações

Atividade (A)

Atividade de um radionuclídeo é a quantidade que exprime o grau de radioatividade ou o potencial de produção de radiação de uma determinada quantidade de material radioativo.

A unidade de Atividade é o Curie (Ci). Originalmente foi definido como a quantidade de material radioativo que se desintegra com a mesma velocidade que um grama de rádio puro. Posteriormente foi definido mais rigorosamente como a quantidade de material radioativo em que se desintegram 3,7 x 1010 átomos por segundo.

A unidade de Atividade no Sistema Internacional (SI) é o bequerel (Bq). É a quantidade de material radiativo em que um átomo se transforma por segundo.

1 Ci = 37 G Bq

Atividade específica é a relação entre a massa de material radioativo e a Atividade. Exprime-se pelo número de Ci ou Bq por unidade de massa ou de volume.

Dose absorvida (D)

É uma medida da energia depositada num meio. É a energia depositada por unidade de massa do meio. Exprime a quantidade de energia que uma radiação ionizante comunica a uma determinada quantidade de matéria. Uma unidade especial para a dose absorvida é o rad (Radiation Absorbed Dose ou Dose Absorvida de Radiação). Define-se como uma dose de 100 erg de energia por grama de matéria. No SI (Sistema Internacional) a sua unidade é J/kg a que foi dado o nome de gray (Gy).

Um gray é a absorção de 1 J de radiação por 1 kg de matéria.

1 Gy = 1 J/kg = 1 m 2 ·s –2

Dado que 1 J = 10 7 erg e 1 kg = 1000 gr, 1 Gy = 10 7 x 10 -3 erg/g = 10 4 erg/g = 100 rad

Dose equivalente (H)

A dose equivalente (H) é uma medida da dose de radiação num tecido. Esta grandeza tem maior significado biológico que a dose absorvida, pois permite relacionar os vários efeitos biológicos de vários tipos de radiação. A sua unidade no Sistema Internacional é Sievert (Sv). O nome foi dado em homenagem ao médico sueco Rolf Maximilian Sievert (1896-1966) que estudou os efeitos biológicos da radiação.

1 Sv = 1 J/kg = 1 m 2 ·s –2

Fatores de qualidade (Quality factors) (QF)

A mesma dose absorvida pode produzir efeitos biológicos diversos, como se disse. O risco para a saúde da exposição a uma dada radiação é expresso por fatores de qualidade QF. A dose equivalente obtém-se multiplicando a dose absorvida pelo fator de qualidade. Os fótons gama rápidos têm um fator de qualidade igual a 1, enquanto as partículas alfa têm fatores de qualidade próximos de 20.

As partículas alfa podem ter um efeito destrutivo vinte vezes superior às partículas beta, para a mesma dose absorvida.

Dose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com