TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar

Dissertações: Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Cenário Empresarial 4

2.1.1 A matemática a serviço das empresas 4

2.1.2 Fatores ambientais das organizações.................................................................5

2.1.3 Aspectos jurídicos das dos empresários.............................................................6

2.1.4 A participação da contabilidade nas empresas...................................................7

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

REFERÊNCIA .............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentados os conhecimentos adquiridos no decorrer do primeiro semestre do curso de ciências contábeis, a fim de mostrar a importância da matemática a serviço das empresas, cabendo ressaltar o grande valor do ambiente para as organizações, mesmo vivendo em um mundo que não valoriza as coisas boas que ele tem a nos oferecer.

Mostrando os aspectos jurídicos do empresário, o que é necessário para constituir uma empresa, quais são os impedimentos para o futuro empresário e as definições para esta ocupação, falando sobre controle patrimônio descrevendo o conceitualmente o que é ativo, passivo e patrimônio liquido e ainda descrevendo os princípios contábeis, que são conhecidos como pilares da contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CENARIO EMPRESARIAL

O cenário empresarial vem exigindo todos os dias mais profissionais competentes, dinâmicos e comunicadores, buscando a cada dia oferecer um bom atendimento ao cliente, que são bens para a empresa, visando se destacar entre várias empresas no mercado que hoje é bem competitivo.

Na busca de melhorias para o cenário empresarial surge a atuação do profissional contador que tem objetivo de verificar a qualquer momento se a atividade em que a empresa desenvolve esta dando lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados, tendo ainda a finalidade de fazer o controle de todo o patrimônio, fornecendo informações sobre a composição do patrimônio e suas variações, apurando os resultados apresentados nas atividades desenvolvidas para alcançar seus fins, sendo eles lucrativos ou sociais.

Ainda que a contabilidade se utilize métodos quantitativos, não podemos confundi-la com as ciências matemáticas (ou exatas) que tem por objeto as quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas. Na contabilidade as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorreram em razão da ação do homem. (Marion, 2003, p. 26).

2.1.1 A matemática a serviço das empresas

Os conhecimentos matemáticos são indispensáveis na atuação do contador, pois tudo o que se vai fazer a ate mesmo no dia-a-dia usa se a matemática, ela é uma regra básica, muitas vezes nem percebemos a importância que os conhecimentos matemáticos têm na vida de um contador, vários são os conceitos matemáticos utilizados por um contador, dentre elas podemos citar: razão, proporção, regra de três simples e composta, regra de três inversas, porcentagem.

A contabilidade e a matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade, sempre caminhou juntas paralelamente ao desenvolvimento econômico social, a disciplina de matemática pode utilizar se da contabilidade na gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático, sendo que as duas ciências utilizam dados quantitativos expressos por números. Sendo assim o aparecimento dos números e aparecimento da moeda foram premissas apara a evolução e o desenvolvimento das ciências.

A matemática é imprescindível como ferramenta para compreendes os cálculos financeiros, as funções das situações propostas, na solução de diversos problemas, sendo útil em diversas situações, dentre elas podemos citar:

• Elaboração de planejamentos;

• Controle de fluxo de mercadorias;

• Proporciona soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área da administração geral

Portanto é possível afirmar que de acordo com o texto esses profissionais devem estar atentos sobre o que se passa no mercado em que está inseridos, informações e dados como estes são de suma importância para o sucesso.

2.1.2 Fatores ambientais das organizações

Os fatores ambientais exercem grande influência sobre o desempenho das organizações, pois quando os fatores mudam rapidamente as organizações experimentam alto grau de incerteza, tendo que se adaptar ao ambiente ou então influenciá-lo. Por isso os gestores empresariais devem estar sempre atentos ao ambiente externo, acompanhando as mudanças e as tendências futuras para avaliar os impactos sobre os investimentos e aproveitar as oportunidades que podem surgir no mercado.

São considerados fatores ambientais o ambiente como um todo, o globo, a tecnologia, a velocidade, o capital intelectual e também o crescimento lucrativo, todos estes fatores ambientais estão ligeiramente ligados a sociedade e também as organizações, sendo que elas podem estão inseridas dentro de vários ambientes que influenciam e por elas são influenciados.

É muito comum empresas não sobreviverem no mercado de trabalho devido a evolução tecnológica e necessidade de ter profissionais qualificados, portanto tudo esta ligado e uma coisa depende da outra , o trabalho e o resultado podem mudar ,dependo do meio pelo qual o mesmo é obtido e só teremos bons resultados se tivermos um bom andamento nas obras.

2.1.3 Aspectos jurídicos do empresário

Diante dos aspectos jurídicos do empresário absolutamente incapazes são aqueles que não podem exercer quaisquer atos da vida civil,sem estarem devidamente representados, sendo eles os menores de dezoito anos, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com