TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar

Artigos Científicos: Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2.DESENVOLVIMENTO 5

3.CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................8

1. INTRODUÇÃO

A sociedade mundial encontra-se em constante desenvolvimento. Vivemos uma era em que as relações do modo capitalista de produção expandem-se nas variadas vertentes da sociedade, desde o advento das novas tecnologias e sua relação com o mercado consumidor à competitividade em âmbito profissional. Uma era de transformações e desafios para os profissionais e, também, para as empresas.

As relações intrínsecas à vida pessoal e profissional reproduzem as concepções construídas pelo sujeito e, revelam a forma de cada indivíduo lidar e enfrentar as relações existentes em seu cotidiano. No entanto, enfatiza-se que, a eficácia no contexto profissional manifesta-se através de questões que envolvem um cenário de atitudes, emoções e sentimentos, ou seja, a saudável relação entre os indivíduos torna-se essencial no campo profissional.

Diante do exposto, o referido portfólio discutirá a pesquisa realizada pela Cia de Talentos. O estudo realizado no Brasil em 2010, intitulado em “A empresa dos sonhos dos jovens” tem o intuito de subsidiar os gestores a compreender a nova geração de profissionais. A pesquisa nos apresenta as organizações que povoam os sonhos dos jovens profissionais e, nos revelam quais são as perspectivas e anseios destes jovens diante o cotidiano empresarial abordando temáticas, como sucesso e liderança. Posteriormente, contextualizaremos a proposta da pesquisa

às disciplinas estudadas no semestre, ratificando a importância das relações nas organizações, salientando a relevância do funcionário e, como estes aspectos podem beneficiar a empresa.

4

2. DESENVOLVIMENTO

A pesquisa intitulada “A empresa dos sonhos dos jovens” realizada no ano de 2010 pela Cia de talentos com parceria da NextView teve por proposta investigar os anseios e perspectiva dos jovens no mercado de trabalho. A Cia de talentos compõe o grupo DMRH há 9 (nove) anos, a DMRH é uma empresa que atua no mercado há 22 (vinte e dois) anos.

O estudo surgiu pela necessidade de compreender os anseios dos jovens no campo profissional, um novo perfil de jovens profissionais, classificados em geração Y e, o que as organizações buscavam e ofereciam por meios de programas para estagiários ou trainees.

A coleta de dados compreendia mais de 35 mil brasileiros, entre estudantes universitários e recém-formados de 134 cursos, sendo que, 28% correspondiam à área administrativa. O instrumento utilizado para verificação dos dados fora o questionário via Internet e, a partir dos dados tabulados pode-se traçar um perfil dos jovens em relação ao mercado de trabalho. São jovens que, pretendem trabalhar em setores privados e/ou indústrias, que se consideram aptos para o mercado de trabalho e, que dominam ou pretendem dominar outros idiomas, a exemplo do inglês.

Dentre os fatores que motivam os jovens a ingressarem em uma organização encontram-se: ser independentes, com poder sobre a própria carreira e desejar agendas flexíveis, boa remuneração, perspectiva de carreira, benefícios e o propósito de trabalho em si.

As empresas desejam escolher bem seus colaboradores, mas também querem ser objetos de desejo, é importante ressaltar que ambientes organizacionais com tecnologia adequada, cumprem o seu papel na busca da retenção, sendo mais confortável desenvolver um bom trabalho nesta organização, este profissional leve em consideração este critério em sua escolha. Possibilidade de carreira em um espaço organizacional que gere aprendizado são verdadeiramente os fatores de atração e retenção.

5

3. CONCLUSÃO

As relações interpessoais no ambiente profissional são consideradas a “chave” para melhor funcionamento de uma empresa. Para Brunetta; Ribeiro (2009, p. 73) “o diálogo é a base para construção de empresas competentes onde o talento da alta administração está em estabelecer o contexto no qual o diálogo vai acontecer naturalmente”. Desse modo, entendemos que, o desempenho benéfico da empresa está em reconhecer o papel do funcionário e dos setores que a conduzem. Sendo a recíproca verdadeira, cabe ao funcionário compreender a relevância de seu cargo e incorporar ao mesmo, sua identidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com