TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Do Metaldeído Nos Chamados Canhões De Granizo

Ensaios: Uso Do Metaldeído Nos Chamados Canhões De Granizo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Othon José Bacha de Carvalho Período: 2º

Projeto: Uso do metaldeído nos chamados cachões de granizo.

Introdução:

Esse projeto advém de uma ideia ainda em fase de formação. O tema é bastante amplo e impreciso devido a pequena quantidade de estudos relacionados; no entanto é um tanto quanto pertinente, pois as perdas ocasionadas pela chuva de granizo nas lavouras de fruteiras da nossa região, culminam em sérios rombos nos orçamentos dos produtores afetados, uma vez que grande parte da produção é destinada a frutos de mesa, e o consumidor descarta as frutas dotadas de feridas na hora da compra.

Os canhões de granizo tratam-se um aparelho que gera uma inflamação a partir de nitrogênio, oxigênio e acetileno, resultando em uma espécie de ar comprimido, que segundo os fabricantes, perturba a formação das pedras de gelo na nuvem. Tal tecnologia apresenta controvérsias em eficácia, portanto, esse projeto tem como objetivo testar o uso do elemento orgânico metaldeído como mais um fator que, associado ao canhão de granizo, poderia estar colaborando para uma maior eficácia do método.

Objetivo:

Conter as pequenas chuvas de granizo, sobretudo no período de tempo que vai o desde a floração até a da colheita das frutas em geral, além de fazer a análise de custo desta tecnologia proposta, de modo que seja barateada ao máximo. Através do auxílio de radares e das previsões do tempo, o produtor poderá utilizar-se de ondas telefônicas para ativar seu aparelho de modo a evitar a precipitação sólida em sua lavoura, ou mesmo diminuir a espessura da pedra de gelo quando a chuva se apresentar de maneira mais intensa. Isso se dará pelas misturas de ar quente e frio na nuvem, fruto da pressão do ar comprimido, lançado pelo canhão de granizo, que, associado à nucleação provocada pelo metaldeído, aceleraria a caída das gotas d'água, não deixando as partículas da nuvem se solidificarem.

Materiais e métodos:

Esse é o canhão anti-granizo, seu objetivo é uniformizar as cargas e as diferentes zonas térmicas de uma típica nuvem de granizo, ele é composto por: uma câmara de explosão (shock wave generator - lugar por onde sairá o ar comprimido que subirá a 334 metros por segundo), balões de acetileno (Acetylene), balões de oxigênio e nitrogênio "separados" (Mixed gas), Baterias (Batteries - usadas na alimentação do sistema), ignição de alta tensão (Igniition - High tension, usado na inflamação a fim de que se posso haver a explosão), aparelho receptor da onda telefônica (Eletric cabinet with radio/or SMS modulus), reguladores de pressão (Pressure Switches), painel solar (solar panel - usado na recpção de energia conferindo o caráter sustentável do sistema). Vale frisar que este aparelho já existia, em versões mais arcáicas, desde século XIX. Esta versão é uma tecnologia atual, belga patenteada.

A ideia do esperimento é a utilização do elemento orgânico nucleante de nuvens frígidas, o metaldeído, que por sua vez apresenta um risco de poluição mínimo devido a evaporação e a dispolimerização em acetaldeido e ácido acético (FUKUTA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com