TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A CONTABILIDADE

Ensaios: VANTAGENS E BENEFÍCIOS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  1.381 Visualizações

Página 1 de 12

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A CONTABILIDADE

Seu Nome Completo

RESUMO

O objetivo do artigo é demonstrar a vantagem da implantação de uma plataforma de informática na empresa contábil nos processos de decisão empresarial. Pretende-se demonstrar como o profissional de contabilidade que faz o uso de uma plataforma informacional aplicada à atuação contábil poderá usufruir do potencial de informações e tecnologias para propiciar uma maior eficácia e desburocratização dos serviços. O estudo tem base nos pressupostos teóricos de autores a partir de pesquisa bibliográfica.

Palavras-Chave: Plataforma, Informática, Empresa Contábil, Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado de software trouxe muitas vantagens e benefícios para as empresas contábeis que se modernizaram com a implantação de uma plataforma informacional. As tecnologias se tornaram capazes de modernizar e eliminar os aspectos tradicionais nas empresas de contabilidade.

Embora a tecnologia tenha evoluído nas organizações, muitas empresas contábeis não possuem uma tecnologia que permita a qualidade dos serviços prestados. A falta de tecnologia gera a diminuição da qualidade e morosidade nos serviços. A necessidade de uma plataforma tecnológica para suprir o profissional acesso a informações e experiências é uma ação estratégica e competitiva para as empresas de contabilidades (BINDER, 1999).

O tem a finalidade de demonstrar a vantagem da implantação de uma plataforma de informática na empresa contábil nos processos de decisão empresarial, demonstrando as vantagens e benefícios para o profissional de contabilidade que faz o uso de uma plataforma informacional aplicada à atuação contábil poderá usufruir do potencial de informações e tecnologias para propiciar uma maior eficácia e desburocratização dos serviços.

Justifica-se a realização deste estudo com base no pressuposto de que a tecnologia é fundamental porque desburocratiza os serviços e contribui para a socialização do conhecimento na empresa. Desta forma, a pesquisa se realizará em uma empresa cotada e otimizada por meio dos sistemas de informação.

A adoção de métodos cada vez mais tecnológicos abre espaço para um campo de pesquisas que podem gerar muitas soluções e garantir ganhos de eficiência e produtividade adquiridos pelas organizações com o comércio eletrônico, existem muitas barreiras que permanecem como verdadeiros entraves, às quais muitas delas podem ser eliminadas com implementação de uma plataforma tecnológica (ALTER, 1986).

A problemática que se constatam é a falta de experiência dos profissionais para a realização de tarefas com sistemas especialistas, implicando a necessidade de treinamento de recursos humanos. Portanto, é necessário investimento na viabilidade da implantação em uma empresa contábil de um sistema especialista que tem como base uma programação simbólica.

A hipótese de estudo aponta que a importância do uso do sistema especialista na empresa contábil se centra na facilidade de explicação do funcionamento do sistema, desta forma, constituindo-se em um processo rápido e eficaz e o ganho produtivo com os consumidores e negócios, buscando flexibilidade para conseguir parceiros de negócios, carreiras e redes.

Desta forma, a formação do profissional é outro aspecto importante do processo de implantação de tecnologia de informática, a cada dia exigem-se mais atributos de criatividade e saber logístico, intuição para resolver problemas e inferir conclusões.

A contribuição do estudo é indicar as vantagens competitivas em relação à organização da produção com a implantação de uma base tecnológica que favorece a gestão contábil trazendo um processo de modernização.

2 O AVANÇO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A globalização trouxe um padrão de tecnologia e inovação. As organizações precisaram investir em tecnologia adequada para o alcance de inovações qualitativas e maior produtividade e melhores condições de competir no mercado

Segundo Silva (2002, p. 2):

Neste aspecto entende-se que a globalização como uma nova etapa do desenvolvimento capitalista associada às inovações tecnológicas favoreceu os processos que permitiram a reestruturação produtiva nas organizações. A implementação de tecnologias produziu inovação e mudanças no mercado e um potente recurso para aumentar a produtividade e a eficácia organizacional das empresas em sua totalidade.

Conforme Prado (2008, p. 2):

Somente ao fim da década de 1980 e, particularmente, na década de 1990 é que o termo globalização veio a ser empregado principalmente em dois sentidos: um positivo, descrevendo o processo de integração da economia mundial; e um normativo prescrevendo uma estratégia de desenvolvimento baseado na rápida integração com a economia mundial.

Compreende-se que o termo globalização tem sua conjuntura relacionada a aspectos históricos favorecidos pelas mudanças mundiais que produziram a ascensão do capitalismo, como fenômeno sociológico que carece de um aprofundamento de suas perspectivas enquanto fenômeno social e como processo inserido no sistema sócio-econômico, com profundas mudanças no mercado financeiro e propriamente com as formas de produção.

As organizações que investiram na tecnologia obtiveram elementos indicados de níveis de eficácia organizacional e as condições em que se processam a inovação, a partir do ambiente físico da empresa que incluem equipamentos, técnicas e gerenciamento, o espaço informacional, uso adequado e eficaz da tecnologia informacional e o fluxo de comunicação (SILVA Jr., 2006).

A tecnologia é o fator primordial para implementação de mudanças, contudo, a demanda de inovações que a tecnologia provocou nas organizações permitiu a criação de um novo paradigma ligado às tendências tecnológicas que podem ser definidos em um uso intensivo da informação, customização, personalização, mudanças rápidas de produtos básicos, sistemas de produção flexíveis, sistematização, rede de empresas, inteligência distribuída, etc. (OLIVEIRA, 2000).

Os processos de inovação tecnológica são mais acentuados e perceptíveis porque propiciam a criação de artefatos, ferramentas, máquinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com