TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA E OBRA DE ANTÔNIO GRAMSCI

Por:   •  20/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ[pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA DE TEORIA POLÍTICA

PROFESSOR: WILLIAMS LOPES

Naiara Sá Maciel

 

VIDA E OBRA DE ANTÔNIO GRAMSCI

 

Fortaleza

2018

  1. VIDA E OBRA DE ANTÔNIO GRAMSCI:

        Antônio Gramsci nasceu em Ales, Sardenha (Itália), no dia 22 de janeiro de 1891, nasceu com uma deformidade na coluna, mas com uma enorme capacidade intelectual que o ajudou a superar todas as dificuldades físicas.

        Seu pai Franceso Gramsci foi preso acusado de desvio de verbas políticas e sua mãe e os sete filhos passaram por sérios problemas financeiros. Por ser um aluno muito bom, Antônio Gramsci ganhou uma bolsa para estudar literatura na Universidade de Turim. Durante esse período recebeu grande influencia socialista, principalmente do político e filósofo Benedetto Croce.

        Durante sua vida e obra Gramsci participou de diversos movimentos políticos, foi também um dos fundadores do Partido Comunista da Itália, trabalhou em várias publicações importantes do partido.

        Em 1922 durante um evento internacional em Moscou conheceu a violonista Guilia Schucht com quem se casou futuramente e teve dois filhos. Em 1924 criou o órgão de imprensa oficial do partido, nesse mesmo ano se elegeu deputado por Vêneto, o partido dominado por uma tendência mais esquerdista tinha como objetivo destruir o Estado burguês e abolir o capitalismo através da ditadura do proletariado.

Em 1926 durante o III Congresso do partido, realizado clandestinamente em Lyon na França, Gramsci elaborou a conhecida “Teses de Lyon” que ampliava as bases sociais do comunismo levando-o a todas as classes trabalhadoras. Nessa mesma época o fascismo de Mussolini intensificava a perseguição aos líderes políticos de oposição, fechando os jornais e dissolvendo partidos. Em 08 de novembro de 1926 Antônio Gramsci foi detido e levado a prisão romana de Regina Coeli.

Passou quase todo o resto da sua vida na prisão e mesmo submetido a maus tratos e com poucos recursos produziu uma grande obra de nome “Cadernos do Cárcere”, que reúne uma revisão original do pensamento de Marx, contextualizado as condições na Itália da época. Em 1934 já com a saúde bem frágil Gramsci recebeu liberdade condicional, após sua liberdade as cartas escritas durante o período de cárcere a parente e amigos foram reunidas e publicadas na obra “Cartas do Cárcere” e em 27 de abril de 1937 Antônio Gramsci morre em Roma, Itália.

.

  1. CONCEITOS DE SOCIALISMO, DEMOCRACIA E HEGEMONIA SEGUNDO ANTÔNIO GRAMSCI:

A obra de Marx critica o capitalismo como um sistema opressor onde a classe operária detentora da força de trabalho é oprimida, explorada e subjugada pela burguesia possuidora dos meios de produção e do poder político. O autor afirma ainda que a revolução proletária e a ditadura do proletariado, onde a propriedade privada seria substituída pela propriedade coletiva, colocará um fim ao atual estado que a sociedade se encontra. Gramsci, marxista convicto, acredita na superação do capitalismo através da construção de uma sociedade socialista, mas o que é inovador em Gramsci ao falar sobre a construção do socialismo é que ele afirma que é preciso uma análise da realidade particular de cada país, levando em conta as condições objetivas de cada lugar como também o momento histórico do local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (328 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com