TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VITAMINAS HIDROSSOLUVEIS

Casos: VITAMINAS HIDROSSOLUVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  4.135 Palavras (17 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 17

Junho de 2014

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS ............................................. ii

RESUMO ................................................................ iv

1 INTRODUÇÃO ................................................... 5

2 REVISÃO DE LITERATURA............................. 7

3 MATERIAL E MÉTODO.................................... 8

3.1 Material ............................................................. 8

4 RESULTADOS ................................................... 9

4.1 Psicológicos ...................................................... 10

4.2 Pedagógicos ...................................................... 11

5 DISCUSSÃO ....................................................... 12

6 CONCLUSÕES ................................................... 12

7 ANEXOS E APÊNDICES .................................. 13

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................ 15

Introdução

apresentação geral do assunto do trabalho; definição sucinta e objetivo do tema abordado; justificativa sobre a escolha do tema e métodos empregados; delimitação precisa das fronteiras da pesquisa em relação ao campo e períodos abrangidos; esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado; relacionamento do trabalho com outros da mesma área; objetivos e finalidades da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão ou não abordados; a proposição poderá ser apresentada em capítulo à parte.

Objetivo do Trabalho:

-Identificar o procedimento de cada vitamina.

-Entender o que causa no organismo como a nutrição está presente nesse processo.

Metodologia:

As vitaminas são um grupo de compostos orgânicos, quimicamente não relacionados entre si, distribuídos nos reinos vegetal e animal… Embora necessárias em pequeníssimas quantidades na alimentação, as vitaminas são consideradas essenciais, ou seja, já que o organismo não as sintetiza, necessariamente devem ser obtidas através da alimentação.

As vitaminas são classificadas quanto à solubilidade, em vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. Nove vitaminas (ácido fólico, cobalamina, ácido ascórbico, piridoxina, tiamina, niacina, riboflavina, biotina e ácido pantotênico) são classificadas como hidrossolúveis, enquanto quatro vitaminas (vitaminas A, D, K e E) são ditas lipossolúveis.

Em 1911, um jovem químico do Lister Institute de Londres, Casimir Funk, isolou, do farelo de arroz, uma substância cristalizada que possuía uma função amina. Como essa substância se revelou capaz de prevenir e de curar o “beribéri” experimental, Funk criou o termo “vitamina”, para salientar que essa amina era indispensável à vida.

As vitaminas hidrossolúveis constituem um grupo de compostos estruturalmente e funcionalmente independentes que compartilham uma característica comum de serem essenciais para a saúde e bem-estar.

As vitaminas hidrossolúveis, de uma maneira geral, não são normalmente armazenadas em quantidades significativas no organismo, o que leva muitas vezes a necessidade de um suprimento diário dessas vitaminas. São hidrossolúveis as vitaminas do complexo B e a vitamina C. As vitaminas do complexo B, são: B1, ou tiamina; B2, ou riboflavina; niacina, que inclui o ácido nicotínico e a nicotinamida; B6, que agrupa a piridoxina, piridoxal e a piridoxamina; B12 ou cobalamina; ácido fólico; ácido pantotênico e biotina.

Ação metabólica e sintomas carenciais de vitaminas hidrossolúveis:

Vitamina Nicotinamida, sua coenzima de cuja estrutura participa é NAD; NADP, com ação de metabolismo de óxido-reduções biológicas, transporte de hidrogênio, seus sintomas carenciais são: vitamina preventiva da pelagra. Porcos: crescimento deficiente, enterite, dermatite. Cão: língua negra.

Vitamina Riboflavina, sua coenzima é FAD; FMN, com ação de metabolismo de óxido-reduções biológicas: transporte de hidrogênio, seus sintomas carenciais são: Porcos: crescimento deficiente, dermatoses, doenças oculares. Aves: paralisia.

Vitamina Tiamina, sua coenzima é TPP (tiamina pirofosfato), com ação de metabolismo coenzima das desidrogenases de α-cetoácidos; piruvato descarboxilase; transcetolase; fosfocetolase, seus sintomas carenciais são: Emaciação, fraqueza, desordens nervosas: polineurite das aves e paralisia de Chastek das raposas.

Vitaminas B6, sua coenzima é Piridoxal-fosfato e piridoxamina fosfato, com ação de metabolismo coenzimas de reações de transaminação, descarboxilação e racemização de aminoácidos, seus sintomas carenciais são: Porcos: anemia e convulsões. Aves: crescimento lento e convulsões.

Ácido pantotênico, sua coenzima é A: ACP (proteína carreadora de grupos acila), com ação de metabolismo Tio-ésteres ativos e transferência de grupos acila; ACP participa da biossíntese de ácidos graxos. Seus sintomas carenciais são: Porcos: crescimento lento, dermatoses. Aves: crescimento lento, dermatite.

Ácido fólico, sua coenzima é fólicas: DHP e THF, com ação de metabolismo é formação e metabolismo de “metila ativa” ou de grupos “mono carbônicos”. Seus sintomas carenciais são: Condição de carência incomum em animais domésticos. Quando ocorre causa crescimento deficiente e anemia.

Vitamina Biotina, sua coenzima Atua combinada com enzimas através de “caudas” de ε-N-lisina, com ação de metabolismo de Reações de carboxilação: carboxilase pirúvica; acetilCoA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com