TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vacina Contra O HPV

Trabalho Escolar: Vacina Contra O HPV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

A VACINA

Atualmente existem no mercado duas vacinas contra o Papiloma Vírus Humanas (HPV), na rede pública e na privada, uma delas, protege contra os vírus associados ao câncer de colo do útero o HPV 16 e o HPV 18 (Bivalente), vírus esses responsáveis por 70% dos casos, já as demais variações do vírus são responsáveis por 30% das outras doenças. E a Tetravalente, abrange mais outras duas variedades, que previne contra os tipos HPV 6 e HPV 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais, esta ainda pode ser chamada de quadrivalente. A vacina foi testada por uma década, os testes foram realizados com três doses da vacina em mulheres com idade fértil, mas segundo a pesquisadora e coordenadora do Instituto do HPV, Luisa Lina Villa, duas doses iniciais da vacina, já é o suficiente para ter uma rápida resposta imunológica, tendo em vista que o organismo jovem facilita esse processo de imunização.

O Ministério da Saúde orienta tomar a vacina até os vinte e seis anos de idade (26), porque quanto mais jovem a mulher, mais anticorpos o organismo dela produz, aumentando a proteção, para isso o ideal é que a mulher seja vacinada antes do primeiro contato sexual, preferencialmente a partir dos nove anos de idade, quando não houve nenhuma exposição ao vírus. Contudo os especialistas afirmam que mulheres de todas as idades deveriam vacinar-se.

As mulheres que já contraíram algum tipo do vírus devem ser vacinadas porque não estão imunes à doença, fator relevante do vírus do HPV. Isto é, quem contraiu HPV alguma vez na vida, não está livre de se contaminar de novo pelo mesmo tipo viral, embora a possibilidade seja mínima. Um dado importante é que pode sim contrair a doença quem já se vacinou isso porque existem aproximadamente 150 variações do vírus e as vacinas protegem contra alguns tipos virais (não todos) e sua eficácia não é total, cerca de 80%. Portanto, mesmo vacinada, a paciente pode contrair o vírus, mas não desenvolver a doença.

No primeiro momento, no dia 10 de março a vacina foi aplicada em meninas de 11 a 13 anos de idade, já em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e em 2016, para as de 9 anos. Num esquema em que a 2ª dose deverá ser aplicada seis meses após a 1ª e a 3ª dose, cinco anos após a primeira dose. Os efeitos colaterais mais freqüentes são mal estar semelhante à gripe e dor no local da injeção que não é intensa e até o momento não teve nenhum caso de morte pela vacina. Segundo especialistas não foram comprovadas contra indicações da vacina, o que pode ocorrer, são reações alérgicas, em caso de alergia a algum componente da vacina. Segundo a pesquisadora Luisa Lina Villa, nos EUA já está em estudos (testes) uma nova vacina que previne contra sete tipos de HPV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com