TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e problemas do trabalho temporário

Resenha: Vantagens e problemas do trabalho temporário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Vantagens e problemas do trabalho temporário

A promessa é boa: em 2010, o segmento de varejo deve gerar 130 mil vagas temporárias no final do ano.

A promessa é boa: em 2010, o segmento de varejo deve gerar 130 mil vagas temporárias no final do ano. E se nesse mercado a contratação por pouco tempo é comemorada, há outros negócios em que tal regime de trabalho já não é visto com bons olhos, como o dos professores. Em São Paulo, o número de mestres contratados sob esse regime bateu a marca de 46% do total no período, a maior desde 2005 e o dobro da média nacional. Entre as desvantagens entram o fato de que esse tipo de contrato impede que o professor se programe para realizar um trabalho de longo prazo com os alunos, além, claro, da incerteza na carreira.

Bom para uns e cheio de problemas para outros, o fato é que as empresas dos mais diversos segmentos precisam de profissionais para trabalhar por um período de tempo determinado, ainda que não necessariamente curto. E aí entram desafios e também vantagens, tanto para quem contrata quanto para os que vão exercer a profissão.

“Substituição de férias, licença-maternidade, acréscimo extraordinário de trabalho ou afastamento de um efetivo por doença são as situações mais comuns em que se precisam contratar profissionais temporários”, diz Vânia Costa, do Grupo Panna, empresa que engloba a Temporale, consultoria especializada em recrutar funcionários para atuar por um período determinado de tempo.

E, para muito profissionais, vale a pena ingressar em um trabalho sob esse tipo de contrato. “O emprego temporário exercita a flexibilidade e adaptabilidade, amplia o conhecimento de estruturas, assim como de segmentos de trabalho e networking, além, é claro, de gerar renda para quem está disponível no mercado”, diz, da Benvegnú Consultoria de RH.

Nem sempre só quem está fora do mercado pode se beneficiar de algumas semanas ou meses em uma empresa. “Quando se está disponível por um período superior ao planejado ou sem possibilidade de assumir um compromisso por prazo indeterminado, pode ser vantajoso”, diz Gláucia. Pessoas que têm uma viagem marcada, estudantes que buscam um período de experiência e profissionais que planejam mudar de área, mas precisam de uma renda no meio tempo, são alguns dos que podem se beneficiar. Existem, ainda, aquelas pessoas que não gostam de rotina e optam por relações temporárias.

Assumir uma vaga desse tipo pode ser o pontapé inicial para mostrar trabalho e, talvez, cavar uma contratação definitiva. Se for esse o objetivo, o profissional precisa ficar esperto. Trabalhar com eficiência, observar espaços que possam ser preenchidos com a qualificação que detém e deixar claras a intenção, além da satisfação com a oportunidade, são atitudes que Gláucia lista como essenciais para atingir o objetivo. “É importante, porém, não ficar com falsas expectativas, pois a maioria dos temporários não é efetivada”, explica a consultora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com