TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vegetação No Pantanal

Casos: Vegetação No Pantanal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

O Pantanal, ou complexo do Pantanal, compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.

Localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal, é delimitado pelas Chapadas Matogrossenses ao norte, pelo Planalto Brasileiro a leste, e por uma cadeia de terras altas a oeste. Sua área alagada se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul.

Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo.

Sem os chamados aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do local.

As plantas aquáticas mais comuns no local são os aguapés e a Salvinia que juntas, formam diversas “ilhas” flutuantes devido à grande quantidade. Nas áreas em que as águas recuam durante parte do ano, resta uma rica camada de nutrientes deixada pelas águas que servirão de base para o surgimento de uma extensa vegetação de ervas e até árvores de grande porte como a Palmeira Carandá e os Ipês Roxos.

Algumas regiões, mais altas, não chegam a ser inundadas formando uma vegetação densa e bastante fechada. Nos locais mais altos, inclusive, podemos encontrar até vegetações parecidas com as típicas do cerrado ou da caatinga como o mandacaru.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com