TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vento e Energia Eólica

Projeto de pesquisa: Vento e Energia Eólica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

O presente artigo buscou investigar o processo de utilização de energias renováveis dando ênfase à energia eólica, permitindo conhecer, entender e avaliar os conhecimentos existentes sobre o assunto. Essa alternativa busca ampliar a idéia de melhoria da qualidade de vida populacional e reconciliar o meio ambiente com o desenvolvimento econômico dentro de uma condição sustentável. Essa energia como todas as demais possui certas vantagens e desvantagens, porém é a que menos trás problemas ambientais. Sendo assim, a inserção complementar dessa energia na matriz energética de um país, deve diminuir os impactos causados ao meio ambiento e a crises internacionais que atingem o mercado de combustíveis fósseis.

Na atualidade, a questão energética é de grande relevância devido à ligação que tem com a qualidade de vida de uma sociedade. Assim, com o rápido crescimento populacional mundial, a demanda de energia utilizada aumenta de acordo com essa extensão, visando melhorar o padrão de vida de todas essas pessoas e trazer segurança ao atendimento da demanda de eletricidade com a diminuição dos danos ambientais conseqüente do consumo de energia.

Na década de 70, com a crise mundial do petróleo, o homem começou a reavaliar o conceito do crescimento das nações e a se perguntar a respeito da matriz energética que mais predominava no mundo. Houve, então, grandes

interesses, principalmente de países da Europa e dos Estados Unidos, em buscar novas formas para a produção de eletricidade que ajudassem a reduzir a subordinação ao petróleo e carvão.

Porém, não foi só a questão econômica da alta do petróleo que despertou o mundo, a grande sacada deu-se através de um recente conceito: o “Desenvolvimento Sustentável”, que fez uma alerta mundial mostrando preocupantes catástrofes ambientes causadas pela emissão de gases do efeito estufa, que eram jogados na atmosfera, precisamente pela matriz energética que está em vigor, que é fundamentada nos combustíveis fósseis.

No final da década de 80, com resultados assustadores e frente a toda essa problemática, surge, na Europa, através do recolhimento de todos esses dados do desenvolvimento de muitas pesquisas científicas, um novo ideal voltado para as fontes alternativas de energias renováveis. Então, foram inseridas variadas formas de conseguir energia de maneira sustentável e limpa como a energia eólica, solar, através de biodigestores e do lixo orgânico.

Sendo uma das primeiras energias a ser usada pelo homem para movimentar as pequenas embarcações e para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, a energia eólica ou energias dos ventos é renovável, limpa e está disponível em todos os lugares. A energia mecânica que está contida nos ventos vem se sobressaindo e provando de maneira incontestável o

seu potencial para cooperar de modo expressivo no efeito de atender as condições necessárias quanto aos custos de produção, estabilidade de fornecimento e sustentabilidade ambiental.

Os países desenvolvidos procedem à incorporação da tecnologia de ponta aos processos eólicos coligados a conceitos aeronáuticos, como a aerodinâmica, a física, materiais ultraleves e fortes para a utilização elevada ao máximo do vento como uma opção energética para a transformação em energia elétrica.

No Brasil, a capacidade colocada ainda é muito limitada quando se estabelece um paralelo aos países líderes em produção eólica, porém, diante este cenário de fontes renováveis e seu uso como geração de novas maneiras de energia, fica a frente de todo o mundo, pois sua matriz energética detém mais que quarenta por cento em renováveis simultaneamente o resto do mundo somente catorze por cento.

A resolução, portanto, está na procura na capacidade de produzir um efeito energético e no desenvolvimento de tecnologias limpas e que ecologicamente não envolva riscos ambientais.

O mundo e a energia eólica

A energia dos ventos já vem sendo extraída e utilizada pelo homem há mais de 3000 anos. Os moinhos de ventos eram usados para o bombeamento de água e moagem de grãos em atividades agrícolas, empregando a energia eólica. No período das intensas descobertas territoriais e do crescente aumento

das navegações foram favorecidos em ampla parte pela aplicação da energia dos ventos. A força do vento, então, se tornou a fonte primária da energia mecânica, juntamente com a da água. Portanto os melhoramentos técnicos continuaram a acontecer, como na produção de lâminas aerodinâmicas, desenhos de engrenagens e de maneira geral os desenhos dos moinhos de vento.

Uma forma que vem se tornando cada dia mais relevante é o aproveitamento da energia eólica como fonte alterna para geração de energia elétrica. A transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica vem sendo analisada e desenvolvida há muitos anos e, atualmente, a energia eólica mostra-se muito promissora como fonte de energia renovável para a fabricação de eletricidade, em um curto espaço de tempo, levando em conta o ponto de vista de segurança energética, custo sócio-ambiental e viabilidade econômica.

Com o aparecimento de um numero significativo de produtores de aerogeradores, houve uma melhora expressiva nos resultados obtidos e acabou reduzindo os custos da produção. Os aerogeradores eólicos, comercialmente, crescem de maneira muito avançada tanto na tecnologia como nos tamanhos, oferecendo uma variedade de modelos. A crescente capacidade instalada na produção eólica de eletricidade no mundo todo e a tecnologia desses aerogeradores, o ramo de atividades de energia eólica vem apontando um

aumento rápido mundial.

Potencial eólico no Brasil

Por causa do imenso território brasileiro, muitas instituições mostraram interesse no potencial eólico do país, fazendo, então, o levantamento deste potencial de regiões bem particulares, portanto, em razão dessa enorme extensão, havia muitas dificuldades a serem resolvidas para a monitoração da extensão geográfica nacional em sua totalidade. Então, a partir de um sistema, foi promovida a simulação dinâmica da atmosfera, tomando por ponto de partida os regimes de ventos junto com as correlatas variáveis meteorológicas, partindo de alguns dados aprovados de pressão atmosféricos provenientes de amostras representativas.

Como pontos positivos competitivos do Brasil, se destacam: setenta por cento da população está centrada no litoral nacional, onde se localiza grande parte do potencial eólico; em média, os ventos brasileiros tem grandes velocidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com